Tempo Compartilhar
Impacto

Temporal causa estragos em Gaspar e gera mais de 80 chamados à Defesa Civil em menos de uma hora

Temporal danificou escolas, derrubou árvores e deixou ruas e casas alagadas

• Atualizado

Tamiris Flores

Por Tamiris Flores

Temporal causa estragos em Gaspar e gera mais de 80 chamados à Defesa Civil em menos de uma hora – Imagem: defesa civil
Temporal causa estragos em Gaspar e gera mais de 80 chamados à Defesa Civil em menos de uma hora – Imagem: defesa civil

Um forte temporal voltou a causar estragos em Gaspar na quinta-feira (8). Em menos de uma hora, a Defesa Civil atendeu mais de 80 ocorrências, a maioria relacionada a alagamentos e destelhamentos de residências. Apesar dos danos, ninguém ficou ferido.

De acordo com a Defesa Civil, quase metade dos chamados foi por causa de telhados arrancados pelo vento. Duas unidades de ensino foram duramente afetadas: o Centro de Desenvolvimento Infantil Cachinhos de Ouro e a Escola Básica Professora Dolores Luzia Krauss dos Santos. No bairro Bela Vista, o vento forte derrubou árvores e parte do telhado de um posto de combustíveis. Veículos também foram danificados.

As estações pluviométricas registraram mais de 80 milímetros de chuva em apenas 15 minutos. Em vários pontos da cidade, muros cederam, ruas ficaram alagadas e a água invadiu residências.

Segundo o prefeito Paulo Norberto Koerich, o evento foi ainda mais intenso do que o registrado no período do Natal. “Foi um evento semelhante ao do Natal, mas com chuva e vento muito mais fortes. A cidade soma agora cinco eventos climáticos extremos em menos de duas semanas”, afirmou.

Equipes da Defesa Civil estiveram nos locais afetados para realizar vistorias e distribuir lonas às famílias que tiveram casas destelhadas. A Secretaria de Obras mobilizou equipes e máquinas para liberar áreas atingidas por deslizamentos. Já a Secretaria de Assistência Social prestou atendimento às famílias afetadas, com a entrega de colchões, roupas e materiais de higiene. Não houve necessidade de abrir abrigos.

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil foi acionada e irá disponibilizar itens de ajuda humanitária, como telhas e colchões. A orientação para quem precisa de auxílio é entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236-2147.

Uma reunião do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) foi convocada para esta sexta-feira (9), às 9h, para atualizar os dados, avaliar os danos e definir as medidas de recuperação.

Na sexta-feira anterior, o município já havia decretado situação de emergência após temporais que atingiram mais de 25 mil pessoas. Com a nova tempestade, o número de moradores afetados deve aumentar.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.