Tempo Compartilhar
escolas fechadas

Temporal atinge SC, deixa feridos, desabrigados e causa estragos; veja vídeos

Em Araquari, o volume de chuva registrado foi de 56 mm em apenas uma hora, acompanhado de ventos fortes, raios e granizo

• Atualizado

Nycoli Ludwig

Por Nycoli Ludwig

Imagem: Redes Sociais | Reprodução
Imagem: Redes Sociais | Reprodução

Um forte temporal atingiu o estado de Santa Catarina na noite desta quarta-feira (12), afetando principalmente a região Norte de SC, causando estragos e desabrigados nos municípios de Araquari e Joinville. Em Araquari, 45 pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas, além de outras duas pessoas que acabaram feridas devido a destelhamentos.

Grandes chuvas causam danos em Araquari

Os bairros Volta Redonda, Areais Pequenas e Centro foram os mais atingidos do município, além das aldeias indígenas da cidade. O temporal também derrubou árvores, alagou ruas e deixou mais de 5 mil residências sem energia elétrica.

Diante da situação, um abrigo foi montado na Escola Estadual Almirante Boiteux para receber as famílias afetadas. Durante a madrugada, equipes da Defesa Civil, Assistência Social, Secretaria de Obras e Saúde atuaram no suporte às vítimas, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Bombeiros Voluntários de Araquari e São Francisco do Sul, além da Defesa Civil de Joinville e um grupo de jipeiros.

O volume de chuva registrado foi de 56 mm em apenas uma hora em Araquari, acompanhado de ventos fortes, raios e granizo. Como consequência, duas casas foram interditadas no loteamento Casa Nova, no bairro Volta Redonda. Para minimizar os danos, cerca de 400 metros de lonas foram distribuídos às famílias atingidas.

Nesta manhã (13), as aulas foram suspensas no Centro de Educação Infantil (CEI) Cinderela, no Centro, e no CEI Pequeno Anjo, no loteamento Casa Nova, bairro Volta Redonda. Pela manhã, as equipes concentram esforços na limpeza das unidades de ensino, remoção de entulhos e desobstrução de vias.

A Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social seguem levantando informações sobre os danos causados e as famílias atingidas. A Prefeitura realiza uma reunião na manhã desta quinta-feira (13) para avaliar a necessidade de um decreto de emergência.

Joinville também é afetado

Já em Joinville, a Defesa Civil elevou o Plano de Contingência (Plancon) para nível Amarelo na noite de quarta-feira devido ao risco de novos temporais. Na região Sul da cidade, o acumulado de chuva chegou a 61 mm em uma hora, provocando alagamentos em pelo menos seis ruas. Apesar dos estragos, não houve registro de feridos ou interdições de imóveis.

A população é orientada a acompanhar os alertas da Defesa Civil estadual e a evitar áreas de risco durante fortes chuvas. Em caso de emergência, o contato pode ser feito pelo telefone 199 para a Defesa Civil ou 193 para os Bombeiros.

*Sob supervisão.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.