Tempestade pode trazer ventos fortes e granizo a Santa Catarina
De acordo com o aviso, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h
• Atualizado
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de tempestade com perigo potencial nesta quinta-feira (19) para várias regiões de Santa Catarina, além de partes dos estados vizinhos, Paraná e Rio Grande do Sul.
De acordo com o aviso, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de 40 a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Áreas Afetadas:
- Serrana
- Oeste Catarinense
- Vale do Itajaí
- Noroeste Rio-grandense
- Grande Florianópolis
- Metropolitana de Porto Alegre
- Sudoeste Paranaense
- Nordeste Rio-grandense
- Sul Catarinense
- Centro Oriental Rio-grandense
- Norte Catarinense
- Sudeste Paranaense
- Centro-Sul Paranaense
- Sudeste Rio-grandense
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
- Evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Leia também
Frente fria chega a Santa Catarina com risco de temporais isolados
Entre a sexta-feira (20) e sábado (21), um sistema frontal deve afetar Santa Catarina, trazendo a possibilidade de temporais isoladas, embora de forma menos intensa do que no Rio Grande do Sul.
Enquanto o Rio Grande do Sul pode receber entre 20 mm e 50 mm de chuva, com alguns lugares chegando a 80 mm, Santa Catarina deve ter volumes mais baixos, mas ainda com risco de temporais.
Tempestades no RS
A instabilidade começará a afetar parte do estado já na quinta-feira (19), mas em algumas cidades a chuva pode chegar apenas nas primeiras horas da sexta-feira (20), com risco de temporais isolados. Esta é uma época em que a frequência de tempestades tende a aumentar, especialmente na primavera e no verão, quando a atmosfera fica mais aquecida e instável.
Entre quinta e sexta, a intensidade do mau tempo será maior na Metade Norte do estado, indicando uma mudança no padrão atmosférico e um aumento nas tempestades no Sul do Brasil. A primavera começará oficialmente no domingo às 9h44.
O pico da instabilidade ocorrerá entre a noite de quinta e a manhã de sexta-feira, quando a frente fria trará nuvens carregadas, raios e chuvas fortes.
*Com informações de MetSul
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO