Tempo Compartilhar
Previsão

Tem frente fria no fim de semana; entenda

Numa frente fria, a massa de ar frio avança em uma massa de ar quente, o que explica o calor antes das chuvas e o resfriamento após

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM / Divulgação
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM / Divulgação

O primeiro final de semana de fevereiro e a segunda-feira (5), serão marcados pela chegada de uma frente fria, com calor intenso e instabilidade em Santa Catarina. Nesta sexta-feira (2) e sábado (3), o tempo firme predomina durante a maior parte do dia, mas entre a tarde e a noite, a disponibilidade de calor e umidade favorecem pancadas de chuva e temporais isolados em áreas entre o Meio-Oeste, planaltos e Alto Vale do Itajaí.

Já entre o domingo (4) e segunda (5), uma frente fria que se desloca pelo oceano, juntamente com o calor e umidade, reforça a instabilidade em Santa Catarina. As instabilidades mais intensas ocorrem no domingo entre a região do Baixo e Médio Vale e Litoral Norte, com condições para chuva pontualmente intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. As temperaturas máximas passam dos 35 º C no Oeste, litoral, e áreas próximas. No Extremo Oeste e em áreas entre o Vale do Itajaí e a região Norte, as máximas se aproximam dos 38°C.

Nestes dias há condições para novos temporais entre a tarde e a noite, principalmente do Meio-Oeste ao Litoral catarinense. Diante disso, há risco para alagamentos, enxurradas pontuais, danos à rede elétrica e destelhamentos.

O que é frente fria?

De acordo com a equipe de Meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, “frente fria é o encontro de duas massas de ar com diferentes características de temperaturas, umidade e densidade. Nestes casos, uma massa de ar frio avança em direção a uma massa de ar quente, o que explica o calor antes das chuvas e o resfriamento após as mesmas. Quando o ar frio avança, por ser mais denso, permanece em menores altitudes, e faz com que o ar quente suba carregando umidade e formando as nuvens de chuva”.

A Defesa Civil estadual reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil estadual por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br e nas redes oficiais (Instagram, Facebook, Tiktok, YouTube) no perfil: @defesacivilsc.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×