‘Supernuvem’ encobre céu e assusta moradores; veja
O fenômeno dominou o céu da cidade
• Atualizado
Uma nuvem escura, apelidada de “supernuvem” nas redes sociais, causou espanto entre os moradores de Oliveira de Fátima, no Tocantins, na tarde da segunda-feira (16). O fenômeno, conhecido como “nuvem prateleira”, dominou o céu da cidade e foi registrado por um morador.
Em outubro, o fenômeno também chamou a atenção dos moradores de cidades do Rio Grande do Sul. Nuvem foi formada em decorrência das condições climáticas no Tocantins. As “nuvens prateleiras” costumam aparecer em períodos chuvosos e antecede uma tempestade acompanhada por rajadas de vento, de acordo com o Climatempo.
Apesar da imponente nuvem prateleira que assustou os moradores ontem, as chuvas foram leves no Tocantins. Nesta quarta-feira (18), a instabilidade permanece, com possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia, segundo o Inmet.
O que é esse fenômeno
A “nuvem prateleira” (“shelf cloud” em inglês), frequentemente associada à chegada de tempestades, tem uma formação peculiar. Segundo o Climatempo, ela surge quando uma camada de ar quente se eleva rapidamente sobre uma camada de ar mais frio. Esse contraste térmico gera a característica aparência em camadas horizontais, semelhante a uma prateleira.
Essas nuvens geralmente têm várias “camadas” horizontais, que geram uma aparência comparada à prateleira. Elas são formadas no choque de massas de ar, em que uma camada de ar mais quente se sobressai a uma camada de ar mais frio.
São mais comuns durante a passagem de uma frente fria, quando o ar mais frio, que é mais denso, avança pelas camadas mais baixas da atmosfera.
A nuvem prateleira fica bem acima da superfície, com um comprimento vertical que pode chegar a quilômetros de altura. Normalmente, são acompanhadas por ventos fortes, chuva forte e granizo.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO