Sul do Brasil entra na temporada de chuvas de verão; entenda
Essas chuvas de verão podem, em alguns casos, trazer volumes de água em um curto espaço
• Atualizado
O início da temporada de chuvas de verão no Sul do Brasil começou e, durante esse período, a combinação de calor e umidade resulta em chuvas típicas que ocorrem principalmente à tarde e à noite, devido à formação de nuvens geradas pelas altas temperaturas.
Ao contrário de estados como os do Sudeste e do Centro-Oeste, onde há uma distinção entre temporadas secas e chuvosas, o Sul experimenta duas fases de precipitação ao longo do ano. Nos meses mais frios, de abril até meados de outubro, as chuvas são geralmente causadas por sistemas meteorológicos de grande escala, como frentes frias e centros de baixa pressão. Já entre novembro e março, com o aumento do calor, a chuva pode ocorrer mesmo sem a presença de grandes sistemas meteorológicos. Nesse período, basta a combinação de calor e umidade para que se formem nuvens que resultam em chuvas isoladas.
Essas chuvas de verão podem, em alguns casos, trazer volumes de água em um curto espaço de tempo, provocando alagamentos e inundações repentinas. É comum que em apenas meia hora ou uma hora chova o equivalente ao que normalmente cairia em um mês.
Embora seja possível prever a ocorrência de chuvas isoladas em uma região específica, determinar com exatidão onde e quando elas acontecerão é extremamente difícil. É comum que, em uma mesma cidade, uma área esteja sob sol intenso enquanto outra, a poucos quilômetros de distância, enfrente chuva.
*Com informações de MetSul
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO