Tempo Compartilhar
Sensação 'inférnica'

Sensação térmica de 48°C: Capital registra dia de calor ‘insuportável’ com termômetros nas alturas

A sensação térmica alcançou os 48ºC e motoristas chegaram a registrar 50°C em termômetros dos veículos

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto 1: Ana Paula Bittencourt | Foto 2: Freepik / Reprodução
Foto 1: Ana Paula Bittencourt | Foto 2: Freepik / Reprodução

Um carro estacionado no Morro da Cruz, em Florianópolis, chegou a marcar os 50°C após ficar estacionado, durante a manhã de segunda-feira (13). Já a sensação térmica chegou aos 48°C. O registro impressiona, mas segundo a Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), se o carro ficar no sol, é possível que a temperatura interna seja realmente acima da registrada na rua.

“Normalmente as temperaturas medidas por aqueles relógios da rua e até mesmo de carros que tenham ficam expostos diretamente ao sol, serão maiores, mas isso não quer dizer que fez 50°C”, explica o setor de meteorologia da Defesa Civil.

O órgão explica que a Capital registrou a temperatura máxima de 35°C na segunda-feira e a sensação térmica alcançou os 48°C às 14h.

Para garantir que as temperaturas sejam aferidas corretamente, as medidas de temperatura seguem regras e padrões, são medidas à sombra e por equipamento desenvolvido com este objetivo. Já a sensação térmica tem outro cálculo:

“A sensação térmica, ou melhor, de desconforto térmico, é calculado usando dados de temperatura e de umidade no mesmo horário”.

Após calor intenso, forte chuva atinge SC nesta terça

Nesta terça-feira (13), a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu aviso de atenção meteorológica para temporais e forte chuva em Santa Catarina. A condição se dá por conta da chegada de uma frente fria combinada ao forte calor.

Após calor intenso, fortes chuvas atingem SC nesta terça
Foto: Divulgação/Defesa Civil

De acordo com o alerta, o tempo muda no decorrer da manhã, com aumento de nuvens nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. A chuva e os temporais atingem todas as regiões entre a tarde e a noite, podendo ser volumosa em curto espaço de tempo, resultando em risco para alagamentos e enxurradas. 

Cuidados

  • A Defesa Civil ressalta que, em caso de chuvas intensas, nunca transite em áreas alagadas, pois apresentam um risco elevado;
  • Atenção especial também com crianças em áreas próximas a rios e ribeirões, pois o risco de enxurrada aumenta nestes períodos;
  • Busque locais abrigados, longe de árvores, placas e postes de energia e objetos que possam ser arremessados;
  • Em locais abrigados, fique longe de janelas, desligue aparelhos eletrônicos. O banheiro em alvenaria é um dos locais mais seguros;
  • Na praia, jamais fique na água.

Em caso de alagamentos

  • Evite o contato com as águas;
  • Não dirija em locais alagados;
  • Evite transitar em pontilhões e pontes submersas.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.