Semana começa com risco de tempo instável e calor em SC
A instabilidade deve persistir ao longo de toda a semana, com chuvas fortes especialmente no oeste do estado
• Atualizado
Santa Catarina enfrenta uma semana de tempo instável, com risco de temporais, ventos fortes e chuvas intensas em diferentes regiões. A previsão, elaborada pela Defesa Civil do estado nesta segunda-feira (23), indica que as condições adversas se concentram principalmente no Oeste catarinense e na divisa com o Rio Grande do Sul.
Nesta segunda-feira (23), a combinação de calor e um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma entre o RS e países vizinhos favorecem chuvas fortes e temporárias entre a tarde e a noite, especialmente na metade Oeste do estado.
Há risco moderado de alagamentos e queda de árvores. As temperaturas permaneceram elevadas, variando entre 27°C e 32°C na maior parte do estado e podendo chegar a 35°C no Extremo Oeste.
Os ventos ganham força ao longo do dia, com rajadas acima de 60 km/h especialmente no litoral, o que provoca melhorias do mar, em especial no Litoral Sul.
Previsão do tempo para a semana em Santa Catarina
Na terça-feira (24), uma frente fria avançou sobre o oceano, mas ainda mantém umidade e calor sobre SC. Pancadas isoladas de chuva e temporárias são esperadas principalmente no Planalto Norte e Sul, entre a tarde e a noite.
O risco segue entre baixo e moderado para alagamentos e quedas de árvores. As temperaturas recuam levemente, com máximas de até 32°C no Grande Oeste e Vale do Itajaí e abaixo de 30°C em outras regiões.
Na quarta-feira (25), mesmo com o sistema frontal mais distante, a umidade ainda favorece temporais isolados à tarde e à noite, especialmente no Grande Oeste e na divisa com o RS. As tarifas devem se aproximar dos 30°C no Litoral e no Grande Oeste, ficando abaixo dos 28°C no restante do estado.
Para quinta (26) e sexta-feira (27), a tendência é de tempo mais estável, mas ainda não se descarta chuva intensa acompanhada de raios em alguns pontos. A umidade vinda do Atlântico segue influenciando o ritmo, com maior concentração de chuvas entre os planaltos e o litoral.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO