SC terá calor acima dos 35°C e temporais nos próximos dias; veja quando
Semana será marcada por variações no tempo, alternando sol, calor e chuva. Em alguns períodos, há risco de alagamentos e transtornos
• Atualizado
Santa Catarina terá uma semana marcada por calor intenso, predomínio de sol e possibilidade de temporais, especialmente a partir de quinta-feira (29). A previsão indica variação nas condições do tempo, típicas do verão, com pancadas de chuva isoladas e risco crescente para ocorrências associadas às instabilidades.
Nesta terça-feira (27), o dia será de sol e temperaturas elevadas em todas as regiões do estado. O amanhecer registra mínimas entre 10°C e 14°C nas áreas serranas e entre 16°C e 21°C nas demais regiões. Com o avanço do dia, os termômetros sobem rapidamente, podendo chegar aos 34°C no Oeste e variando entre 25°C e 29°C no restante do estado. A combinação de calor e umidade favorece pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite, sem risco significativo.
Na quarta-feira (28), o cenário segue típico de verão, com rápidas mudanças ao longo do dia. As mínimas permanecem entre 10°C e 14°C na serra e entre 16°C e 21°C nas demais áreas. À tarde, o calor se intensifica, com máximas próximas de 35°C no Oeste e entre 28°C e 32°C nas outras regiões. Há previsão de pancadas de chuva com trovoadas em todo o estado, especialmente do Oeste aos Planaltos. O risco é baixo, mas podem ocorrer alagamentos pontuais, queda de galhos e danos na rede elétrica.
A quinta-feira (29) será o dia mais crítico da semana. A formação de um sistema de baixa pressão no interior do continente aumenta significativamente as condições para temporais. O dia começa com maior nebulosidade entre os Planaltos, com mínimas entre 16°C e 18°C. Nas demais regiões, os termômetros marcam entre 20°C e 23°C. À tarde, as máximas chegam a 32°C no Oeste e no Litoral e ficam em torno de 30°C no restante do estado.
A partir do final da manhã, há previsão de temporais com raios, rajadas de vento, chuva intensa em curto período e eventual queda de granizo, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Ao longo do dia, as instabilidades se espalham para todo o estado, elevando o risco para alagamentos, enxurradas, quedas de árvores, destelhamentos e prejuízos na rede elétrica. As regiões mais afetadas devem ser o Oeste, Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e áreas dos Planaltos Sul e Norte.
Na sexta-feira (30) e no sábado (31), as condições para temporais diminuem. Os dias terão maior variação de nebulosidade e predomínio de ventos do sul e sudeste. As temperaturas máximas não devem ultrapassar os 28°C no Oeste e os 26°C nas demais regiões.
Durante as tardes, ainda há possibilidade de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento. Na sexta-feira, o risco permanece baixo para ocorrências associadas aos temporais. No sábado, o risco passa a ser baixo a moderado, especialmente nas regiões entre os Planaltos e o Litoral.
Diante do cenário, a orientação é que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e fique atenta aos alertas, principalmente entre quarta e quinta-feira, quando as condições para eventos mais severos aumentam no estado.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO