SC terá calor acima dos 35°C e risco de temporais nos próximos dias
Massa de ar seco mantém o tempo firme no início da semana, mas avanço de frente fria provoca temporais a partir de quinta-feira
• Atualizado
A atuação de uma massa de ar seco mantém o tempo estável em Santa Catarina nesta terça-feira (6), com predomínio de sol e variação de nuvens na maior parte do estado. A exceção ocorre no Litoral Norte, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná, onde o céu permanece com maior nebulosidade. Entre o Litoral e o Vale do Itajaí, a circulação marítima favorece a ocorrência de chuvas fracas e isoladas nos extremos do dia.
No amanhecer, as temperaturas variam entre 9°C e 16°C nos Planaltos, Grande Oeste e Grande Florianópolis Serrana, com registros mais baixos nas áreas mais elevadas. No Litoral e no Vale do Itajaí, as mínimas ficam entre 14°C e 21°C. Durante a tarde, o calor volta a ganhar força, especialmente no Oeste, onde os termômetros superam os 30°C. No Litoral e Vale do Itajaí, as máximas variam entre 25°C e 30°C, enquanto nos Planaltos e Meio-Oeste ficam entre 21°C e 28°C, com valores menores nas regiões serranas.
Na quarta-feira (7), o calor se intensifica em todo o estado, com máximas acima dos 30°C em todas as regiões, chegando a 34°C no Oeste e no Litoral Sul. O aumento da temperatura, aliado à maior umidade, favorece a formação de temporais isolados entre a tarde e a noite, principalmente no Oeste e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Apesar disso, o risco para ocorrências associadas ainda é considerado baixo. Nas demais regiões, o sol predomina e a chance de instabilidade é menor.
A partir de quinta-feira (8), o calor se torna mais intenso e o tempo começa firme e abafado em todo o estado. As temperaturas mínimas variam entre 14°C e 20°C nos Planaltos, Meio-Oeste e áreas serranas, e entre 20°C e 25°C no Oeste e no Litoral. À tarde, as máximas ultrapassam os 30°C em todas as regiões, com registros acima de 35°C no Oeste e no Litoral Sul. No entanto, o avanço rápido de uma frente fria pelo mar, combinado ao calor e à umidade, provoca mudança no tempo, com pancadas de chuva e temporais isolados em todo o estado, elevando o risco para alagamentos, destelhamentos, quedas de galhos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Na sexta-feira (9), a instabilidade aumenta em Santa Catarina, com condições favoráveis para temporais a partir da tarde, devido à intensificação de uma área de baixa pressão sobre a Argentina, elevando o risco para moderado a alto. Já no sábado (10), o tempo segue instável em todas as regiões, influenciado pelo deslocamento dessa baixa pressão em direção ao oceano, no processo de formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Rio Grande do Sul, mantendo o risco elevado para ocorrências meteorológicas adversas.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO