São Francisco do Sul decreta situação de emergência após 400 milímetros de chuva
Em três dias choveu o equivalente a 400 litros de água caindo em cada metro quadrado da região
• Atualizado
São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, decretou situação de emergência na terça-feira (23) depois de inundações atingirem a cidade. Em três dias choveu mais de 400 milímetros, o que equivale a 400 litros de água caindo em cada metro quadrado do local.
Desde terça-feira (23) até sábado (27) há previsão de maré astronômica, com picos entre 1,8 e 2,2 metros, o que aumenta o riscos na cidade, segundo o diretor da Defesa Civil, Gilvan Leandro
“Chuva e maré, juntas, aumentam os riscos de alagamentos e enxurradas e devido ao solo ficar encharcado amplia o risco de deslizamentos”, explica o diretor.
A região dos balneários de Ubatuba e Enseada são as mais afetadas com alagamentos. A Secretaria de Obras afirma que está atuando para desobstruir tubulações de drenagem de bocas de lobo, com uma peça com orifícios que permite que a água seja drenada até a rede de escoamento, com hidrojato e manualmente.
Na avenida Francisco Mascarenhas, por exemplo, houve abertura de um buraco na pista, em uma rede antiga de drenagem.
A Secretaria de Obras trabalha com máquina para desobstruir a passagem de água para o rio, mas a intervenção no pavimento só poderá ser realizada com tempo bom. Enquanto isso, a rua ficará fechada nos dois sentidos.
*Escrito sob supervisão de Giovanna Pacheco
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO