Santa Catarina registra primeira temperatura negativa de 2024, diz Epagri/Ciram
Segundo a Epagri/Ciram, essa foi a primeira temperatura negativa registrada neste ano
• Atualizado
Santa Catarina registrou a primeira temperatura negativa de 2024 no início da manhã desta quarta-feira (15), por volta das 8h. A cidade de São Joaquim, na região Serrana, registrou -0,62°C, conforme temperatura registradas pela Epagri/Ciram.
Leia Mais
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também registrou as temperaturas negativas já na noite de terça-feira (14). O órgão também diz que teria registrado uma temperatura negativa anteriormente, no dia 19 de abril em Santa Catarina.
Bom Jardim da Serra registou a segunda menor temperatura do estado, com apenas 0,47°C. Imagens mostram a geada que atingiu a região no Loteamento Terra do Gelo, no centro da cidade.
São Joaquim também e ficou coberta com a geada pela manhã. Essa foi a segunda geada do mês de maio e a sétima do ano de 2024.
A geada se formou em pequenas áreas do vale e em pontos urbanos de São Joaquim. A geada também foi evidente em outros municípios da Serra Catarinense e do Meio Oeste.
O que causou a geada?
A geada foi ocasionada pela entrada de uma massa de ar frio e seco que trouxe temperaturas baixas e até mesmo negativas para essas áreas. Essa massa de ar frio ainda pode trazer a possibilidade de mais uma geada para a madrugada de quinta-feira. Já para o final de semana, tudo indica que será de frio e chuva.
com informações de São Joaquim Online
Santa Catarina registra primeira temperatura negativa do ano; veja imagens de São Joaquim
Santa Catarina registra primeira temperatura negativa do ano; veja imagens de Bom Jardim da Serra
Confira a previsão do tempo para quarta-feira (15)
A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), nesta quarta-feira (14), a massa de ar frio deixa o tempo firme e com predomínio de sol em grande parte de Santa Catarina, além de provocar o frio mais amplo e intenso do ano. O amanhecer deve ser de registro de geadas amplas no estado, especialmente entre o Planalto Sul e Meio-Oeste.
As temperaturas mínimas apresentam valores negativos na serra catarinense, variam entre 2°C e 5°C no Grande Oeste e demais cidades do Planalto Sul e oscilam de 6°C a 10°C no Litoral Sul, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí.
O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às baixas temperaturas, como hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. O mar segue muito agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de sul e alturas entre 2,5 e 3,5 m. No Litoral Norte, as alturas variam de 1,5 a 2,5m.
O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.
Confira as menores temperaturas registradas nesta quarta-feira (15)
- -0.3°C Urupema/Epagri
- -0.4°C Fraiburgo/PWS
- 0.5°C Rio Rufino/Epagri
- 3.1°C Lages/Epagri
- 1.5°C Bocaina de Sul/Epagri
- 3.2°C Com Belo do Sul/Epagri
- 3.5°C Ponte Alta do Norte/Epagri
- 3.6°C Monte Carlo/Epagri
- 3.6°C Alfredo Wagner/PWS
- 3.7°C Palmeira/Epagri
- 3.9°C Campos Novos/Epagri
- 3.8°C Frei Rogério/Epagri
- 4.2°C Curitibanos/INMET
- Homem é preso por importunação sexual no Terminal Cidade de Florianópolis
- Idosa morre após acidente com ônibus em Joinville
- Homem passa por transplante de rosto e resultado impressiona
- Homem morre em confronto com a polícia em Florianópolis
Frio intenso e possibilidade de geada para Santa Catarina
Segundo o sistema de monitoramento meteorológico da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, o Litoral Norte será a região com previsão de queda das temperaturas mais significativa. A previsão indica que desde a segunda-feira (13), uma massa de ar frio avançará sobre Santa Catarina, trazendo quedas de temperatura.
De acordo com a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, é importante que a população esteja preparada, adotando medidas de proteção, pois o frio intenso deve persistir até quarta-feira.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu, nesta segunda-feira (13), uma Observação Meteorológica alertando para temperaturas baixas em todas as regiões do estado. Na tarde de terça-feira (14), espera-se um leve aumento nas temperaturas, com máximas entre 14°C e 17°C na maioria das áreas. Nas regiões mais elevadas, os termômetros não devem ultrapassar os 12°C.
Para quarta-feira (15), prevê-se um amanhecer ainda mais frio, com mínimas entre 0°C e 5°C nas regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana. Nas partes mais altas da Serra, as temperaturas podem ser negativas, com possibilidade de geada. No litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, as mínimas variam entre 8°C e 12°C.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO