Santa Catarina enfrenta novos temporais com risco de granizo e ventos fortes
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o clima está muito instável devido ao calor e à umidade
• Atualizado
Temporais com raios, chuva intensa, rajadas fortes de vento e granizo retornam para todas as regiões de Santa Catarina, a partir desta quarta-feira (27) e se estendendo pela quinta-feira (28).
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o clima está muito instável devido ao calor e à umidade, o que favorece a formação de temporais isolados, especialmente no período da tarde e noite de quarta-feira. Na madrugada de quinta-feira, a chegada de uma frente fria vai aumentar a intensidade da chuva e dos temporais, tornando a chuva mais abrangente, principalmente no Grande Oeste.
Na madrugada de quinta-feira, a probabilidade de temporais aumenta, principalmente nas regiões do Extremo Oeste e Alto Vale do Itajaí.
Santa Catarina enfrenta novos temporais
A Defesa Civil recomenda:
- Durante os temporais busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
- Redobre cuidados próximo a áreas de encosta.
- Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.
Leia também
Sul do Brasil enfrenta aumento da instabilidade e chuvas fortes
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para o aumento da instabilidade no Sul do Brasil entre esta quarta-feira (27) e quinta-feira (28). A previsão é de que a chuva atinja não apenas o Rio Grande do Sul, mas também Santa Catarina e Paraná.
Atualmente, uma massa de ar quente e úmido de origem tropical influencia a região, gerando mais instabilidade no estado gaúcho. No entanto, ao longo da segunda metade da semana, a atmosfera deve se tornar instável também nos estados de Santa Catarina e Paraná.
Na quinta-feira, a instabilidade se intensifica nos três estados do Sul. A chuva começará já pela manhã em muitos locais, mas se intensificará à medida que a tarde avança, com maiores volumes de precipitação à noite. O risco de chuvas fortes e intensas será maior na Metade Norte do Rio Grande do Sul e no Paraná. Esse padrão se repetirá na sexta-feira, com chuvas abrangendo um grande número de localidades nos três estados, com maior intensidade da tarde para a noite, embora já ocorram precipitações pela manhã em algumas áreas.
A MetSul Meteorologia aponta que haverá grande variação nos volumes de chuva de um local para outro. Em algumas regiões, o volume de precipitação será baixo, enquanto em outras, o acumulado pode ser tão alto que poderá alcançar a média de chuva do mês inteiro em apenas alguns dias.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO