Tempo Compartilhar
TEMPO SEVERO

RS entra em alerta com previsão de temporais, vento forte, granizo e até tornados

Defesa Civil prevê vários dias de instabilidade em diferentes regiões do estado

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

RS entra em alerta com previsão de temporais, vento forte, granizo e até tornados | Foto: Defesa Civil do Rio Grande do Sul/Reprodução. via SBT News
RS entra em alerta com previsão de temporais, vento forte, granizo e até tornados | Foto: Defesa Civil do Rio Grande do Sul/Reprodução. via SBT News

O Rio Grande do Sul entrou em estado de alerta para um período de tempo severo que começa nesta quinta-feira (16) e deve se intensificar ao longo dos próximos dias. De acordo com a Defesa Civil gaúcha, a previsão indica temporais com chuva intensa, rajadas de vento, queda de granizo e até risco de tornados, principalmente entre a noite de sexta-feira (17) e o sábado (18).

Segundo o Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, as primeiras instabilidades atingem as regiões Oeste, Campanha e Sul entre quinta e sexta-feira, com possibilidade de temporais isolados acompanhados por chuva forte, ventos e granizo.

O cenário mais preocupante, porém, está previsto para a sexta-feira à noite e durante todo o sábado. Nesse período, as tempestades devem ganhar força e poderão provocar rajadas de vento superiores a 90 km/h, queda de granizo de grande tamanho e chuva intensa em curto intervalo de tempo. Também há possibilidade de formação de tornados em algumas áreas.

Chuva pode passar de 150 milímetros

A Defesa Civil alerta que os volumes de chuva devem variar entre 30 e 150 milímetros durante o período, com parte desse acumulado concentrada em poucas horas, aumentando o risco de transtornos.

Além dos temporais, o estado também deve enfrentar ventos persistentes entre a madrugada de sexta-feira e o sábado, com rajadas entre 70 e 90 km/h, mesmo fora das áreas de tempestade.

Com isso, há risco para:

  • Alagamentos;
  • Enxurradas;
  • Destelhamentos;
  • Queda de árvores;
  • Interrupções no fornecimento de energia.

Rios e arroios também estão sob monitoramento

A Defesa Civil também atualizou o prognóstico hidrológico e informou que, embora os rios estejam atualmente dentro da normalidade, a previsão de chuva intensa exige atenção.

As regiões Oeste, Sul e áreas próximas à fronteira com o Uruguai apresentam maior preocupação. Nesses locais, há possibilidade de cheias em arroios e pequenos rios, além de alagamentos em áreas urbanas, dependendo da intensidade da chuva. Os rios de maior porte também podem registrar elevação no nível da água nos próximos dias.

Defesa Civil acompanha situação

O órgão informou que o período de instabilidade deve se prolongar além deste fim de semana e que novos avisos poderão ser emitidos conforme a evolução das condições meteorológicas.

Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×