Tempo Compartilhar
ALERTA AMARELO

Risco de chuva preta em Joinville? Entenda o alerta da Defesa Civil

A expectativa é de que a precipitação inicie no sábado (14), quando os primeiros volumes podem ser de chuva preta

• Atualizado

Sarah Falcão

Por Sarah Falcão

Foto: ilustrativa
Foto: ilustrativa

Joinville está com o Plano de Contingência (Plancon) em Alerta Amarelo devido ao risco de chuva volumosa no fim de semana. Além disso, há riscos de chuva preta, fenômeno raro causado pela presença de fuligem e cinzas na atmosfera, resultantes das queimadas que atingem a Amazônia há semanas.

De acordo com a Defesa Civil, a previsão é de chuva persistente e volumosa, além de temporais isolados, acompanhados de raios e rajadas de vento. Os acumulados devem ficar entre 50 e 80 mm, o que equivale a 50 e 80 litros de água caindo em cada metro quadrado do local, podendo superar os 100 mm.

A expectativa é de que a precipitação inicie no sábado (14), quando os primeiros volumes podem ser de chuva preta.

Orientações

A orientação é evitar exposição à chuva; não consumir a água da chuva, seja em atividades domésticas ou higiene pessoal; fechar portas e janelas para evitar a entrada de fuligem e uso de máscaras ou lenços para proteger nariz e boca, especialmente para pessoas com problemas respiratórios.

As chuvas podem ocorrer até a noite de domingo (15), segundo a Defesa Civil.

Leia também:

VÍDEO: Moradores registram chuva preta em cidades de SC

Registros de São Miguel do Oeste desta quinta-feira (12). Fotos: Defesa Civil/Divulgação.
Registros de São Miguel do Oeste desta quinta-feira (12). Fotos: Defesa Civil/Divulgação.

Na manhã desta sexta-feira (13), Florianópolis registrou chuva preta, fenômeno causado pela presença de fuligem e cinzas na atmosfera, resultantes das queimadas que atingem a Amazônia há várias semanas. Além disso, moradores de Chapecó, Maravilha e São Miguel do Oeste também registraram o fenômeno na quinta-feira (12) e fizeram imagens.

Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, a fumaça, que já vinha sendo observada em várias áreas do estado, se misturou com a precipitação, escurecendo a água da chuva.

A Central de Monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina já havia previsto o fenômeno nesta quarta-feira (11), alertando sobre a possibilidade de chuva preta devido à alta concentração de fumaça e fuligem vinda da Amazônia. Esse aviso reforçou o monitoramento contínuo das condições atmosféricas, especialmente após a fumaça se deslocar para o sul do país.

Chuva preta pode voltar a acontecer

Conforme a Defesa Civil, o fenômeno pode se repetir em outras cidades catarinenses entre hoje, 12, e amanhã, 13. De acordo com o meteorologista chefe da Defesa Civil, Felipe Theodorovitz, a precipitação se deve em decorrência de uma frente fria que passa pelo estado. A chuva iniciou pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e a partir desta quinta-feira (12), avança em direção às demais regiões do estado nesta sexta (13), e ao longo do final de semana.

Os meteorologistas ainda destacam que a chuva preta não é visível em coloração escura caindo da atmosfera, o fenômeno será mais facilmente detectado ao tocar o solo.

Impactos e cuidados

A Defesa Civil orienta a população a tomar cuidados especiais diante dessa situação. “A chuva preta pode conter substâncias tóxicas e perigosas para a saúde, principalmente a respiratória. Recomendamos que as pessoas evitem o contato direto com a água da chuva, e que essa água não seja consumida”, destacou Felipe Theodorovitz.

Entre as principais recomendações estão:

  • Evitar exposição à chuva: Permaneça em locais fechados sempre que possível.
  • Não utilizar a água da chuva para consumo, higiene pessoal ou atividades domésticas.
  • Fechar portas e janelas para minimizar a entrada de fuligem nos ambientes.
  • Utilizar máscaras ou lenços para proteger nariz e boca, especialmente para pessoas com problemas respiratórios.

Desde a previsão da ocorrência, a equipe de monitoramento da Secretaria da Proteção e Defesa Civil, em parceria com órgãos ambientais, tem acompanhado de perto a qualidade do ar e as condições meteorológicas em Santa Catarina.

A Defesa Civil também destacou que os catarinenses devem acompanhar as atualizações pelos canais oficiais, como o site e os aplicativos da Secretaria, que continuam emitindo alertas e orientações em tempo real.

O fenômeno, apesar de atípico, reforça a importância da preparação e do monitoramento eficaz em eventos climáticos adversos.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.