Rio Tubarão transborda e invade ruas da cidade
Ponte do Morretes foi interditada por medida de segurança
• Atualizado
As equipes do GRAC, Grupo de Ações Coordenadas de Tubarão, decidiu neste fim de madrugada de quinta-feira (5) por interditar a ponte Manoel Alves dos Santos, a ponte do Morrotes, por medida de segurança. A correnteza do Rio Tubarão acabou por deixar à deriva a balsa de uma empresa extratora de areia, que normalmente fica ancorada próxima à estrutura, e a mesma chocou-se contra a ponte, o que acabou por danificar um pedaço do corrimão. A balsa, em princípio, ficou presa embaixo da estrutura. Não há prazo para a liberação da ponte.
De acordo com a Prefeitura, após a régua de medição do nível do Rio Tubarão localizada na altura da ponte Orlando Francalacci, conhecida como ponte do Exército, chegar a 7 metros na consulta realizada às 5 horas da madrugada desta quinta-feira (5), o nível do rio baixou no início da manhã desta quinta, contudo, ainda há muitas ruas da cidade alagadas.
“As águas não chegarão ao nível de 1974. Poderá ocorrer inundação, mas nem de longe ao nível daquele ano. As pessoas devem redobrar os cuidados, mas com calma”, afirmou o comandante da Polícia Militar de Tubarão, tenente-coronel Vilson Schilickmann Sperld .
Na noite de quarta, A Prefeitura de Tubarão publicou um alerta, por volta das 23h30, pedindo para que moradores de áreas próximas ao rio Tubarão, que residem no centro do município ou em regiões baixas da cidade, buscassem abrigo. O comandante divulgou um áudio onde frisava a recomendação da Prefeitura e alertava que não havia tempo e viaturas suficientes para que a população fosse avisada para deixar suas casas. Conforme o tenente, a preocupação é de que os moradores fiquem ilhados.
Casas sem luz
Na região central da cidade, por sua vez, neste mesmo horário, a medição da Plantar Agronomia, que serve de referência, estava estacionada nos 5,62 metros, porém com horário de atualização às 01:26, em virtude da falta de energia registrada em grande parte da cidade, cerca de 17 mil unidades consumidoras, e que durou cerca de duas horas. Segundo informações preliminares, dois transformadores teriam estouraram, o que teria ocasionado o apagão.
“Desta feita, o Rio Tubarão segue merecendo atenção das autoridades e da população, pois o risco de transbordamento em áreas centrais da cidade ainda não cessou por completo. No entanto, a vazão apresenta boa velocidade neste fim de madrugada, com a correnteza do rio forte. Seguem o monitoramento, e a atenção, portanto”, informou a Prefeitura.
Desalojados
A Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, foi o local mais recente a abrir as portas para servir de abrigo, já conta com cerca de 50 pessoas. Este é agora o local preferencial para abrigar a quem necessitar, uma vez que possui 300 vagas no total. Da mesma forma, o Salão Paroquial da Igreja do bairro Morrotes também possui vagas disponíveis.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO