Rio Itajaí-Açú passa dos nove metros e Prefeitura permanece em atenção
Rio atingiu 9,39 metros durante a madrugada
• Atualizado
O nível do Rio Itajaí-Açu baixou para 9,29 metros, às 6h da manhã, desta quinta-feira (05), conforme informações do AlertaBlu. O nível do rio está 0,5 metros abaixo do boletim divulgado às 5h. Contudo, a Prefeitura segue em estado de atenção por causa da chuva e pelo risco alto de escorregamento. A previsão, divulgada pela Administração Municipal, de que o nível chegaria à 10,09 metros não de concretizou, contudo, ruas da cidade permanecem alagadas.
Durante a madrugada, o rio Itajaí-Açú chegou à 9,39 metros por volta das 2h, contudo, a partir das 3h às águas começaram a baixar. Segundo a prefeitura, o sistema de baixa pressão que tem provocado a chuva se afasta ainda na madrugada ao oceano, permitindo que o dia seja seco e de céu parcialmente nublado.
Ocorrências registradas
Desde da última terça-feira, dia 3, até às 17h desta quarta-feira, dia 4, a Defesa Civil de Blumenau registrou 78 ocorrências por conta das chuvas, entre eles 49 deslizamentos e 11 quedas de árvores. As equipes da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) e os agentes da Secretaria de Defesa Civil seguem acompanhando as ocorrências.
Rede Municipal de Ensino
A Secretaria Municipal de Educação, baseada na previsão do AlertaBlu, resolveu manter as aulas da Rede Municipal de Ensino normalmente para esta quinta-feira, 5, levando em consideração que na madrugada a chuva deve cessar, estabilizando e por fim baixando o nível do rio até o amanhecer de quinta. Em caso de dificuldade de acesso à escola, as famílias podem procurar a direção da unidade educacional para justificar a ausência.
Abrigos ativados
Ainda não há registro de demandas por abrigos na cidade, mas o abrigo da Igreja Evangélica Livre de Blumenau (IELBLU), localizado na Rua Cidade do Salvador, 89, na Itoupava Norte, já está pronto para receber a população em caso de necessidade. Lembrando que no município há 60 abrigos disponíveis para ativação, sendo 30 destinados a atingidos por deslizamento e outros 30 para atingidos por inundação.
Turbidez da água
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, Samae, registra elevação nos níveis de turbidez da água captada para tratamento em Blumenau. Nesta quarta-feira, 4, os reservatórios encontram-se com a capacidade completa e trabalhando com a captação em 100%.
As máquinas do Samae seguem trabalhando na limpeza da bomba de captação para retirar entulhos vindo com as águas do Rio Itajaí-Açu e a equipe segue monitorando a turbidez para avaliar a capacidade de tratamento.
Transporte Coletivo
A Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) registra algumas alterações no sistema de transporte coletivo. Por conta dos pontos de alagamento na Rua 1º de Janeiro, três linhas tiveram alterações:
– Linha 81 – Gustavo Zimmermann: segue com desvio pelo Posto Zandona (RG), no sentido Itoupava Central/Aterro;
– Linha 111 – Santa Clara: itinerário em estudo;
– Linha 802 – Salão Carolina: segue somente até a rua Wilhelm Knaesel Sênior, na altura do nº 1.045.
Além disso, as ruas Hermann Barthel, no bairro Velha, e Júlio Michel também ficam com o trânsito e o serviço de transporte coletivo interrompidos por conta de quedas de árvores. A Linha 607 – Nova Esperança tem o itinerário alterado pela rua Gustavo Luders, da empresa Coca-Cola.
A secretaria informa que está analisando as alterações conforme são
verificadas as ruas sem acesso por conta dos alagamentos e que em caso de necessidade fará novos comunicados.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO