Regiões de Santa Catarina registram alagamentos e riscos de deslizamentos
A previsão é de que as chuvas mais intensas ocorram até segunda-feira
• Atualizado
Santa Catarina enfrenta fortes chuvas que já causaram alagamentos, enxurradas e inundações em várias regiões do estado neste sábado (7). As precipitações são provocadas por uma frente fria estacionada sobre a região, o que manterá o clima instável até segunda-feira (9).
Na cidade de Bom Retiro, na serra catarinense, cerca de 50 casas foram afetadas, e aproximadamente 200 pessoas foram impactadas pelas enxurradas. Felizmente, não houve vítimas.
Joinville também registrou grandes alagamentos, com muitos bairros inundados e 120 mm de chuva acumulados nas últimas 12 horas.
Outros municípios, como Xanxerê e Dionísio Cerqueira, também enfrentaram alagamentos pontuais. A previsão é de que a chuva continue forte, especialmente nas regiões do Extremo Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí, onde os acumulados podem chegar entre 200 mm e 250 mm, aumentando o risco de deslizamentos e inundações.
Já na Grande Florianópolis e Litoral Sul, a chuva deve ser mais moderada, com volumes de 60 mm a 80 mm, mas ainda assim com riscos de alagamentos e deslizamentos em áreas pontuais.
A Defesa Civil alerta a população para evitar áreas alagadas, encostas e locais próximos a rios. Caso haja sinais de perigo, como rachaduras no solo ou nas paredes, ou a inclinação de árvores, as autoridades locais devem ser imediatamente informadas.
A previsão é de que as chuvas mais intensas ocorram até segunda-feira, com melhora nas condições climáticas apenas a partir de terça-feira (10).
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO