Primeira onda de calor de 2025 deve ultrapassar os 40°C; SC será atingida
Cinco Estados brasileiros enfrentarão o calorão
• Atualizado
Cinco Estados brasileiros enfrentarão temperaturas acima dos 40°C nos próximos dias. O calor extremo atingirá principalmente áreas como Oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e centro-sul de Mato Grosso do Sul marcando pelo menos 38°C até sábado (18).
Leia Mais
A onda de calor, segundo especialistas da Climatempo, ocorre devido a ventos em altos níveis da atmosfera que bloqueiam a chegada de frentes frias ao norte da Argentina e Uruguai, formando uma bolha de ar quente sobre a região.
Além das altas temperaturas, a MetSul alerta para o risco de temporais isolados, com possibilidade de vendavais e granizo em algumas áreas. Este fenômeno é mais um reflexo da instabilidade climática que atinge a América do Sul neste verão.
Até agora, a maior temperatura registrada em 2025 foi de 41,8°C em Porto Murtinho (MS), no dia 10 de janeiro.
Veja quando vai ocorrer as altas temperaturas
A partir de terça-feira (14), temperatura “escala gradualmente” no Rio Grande do Sul. “A cada tarde, as máximas tendem a ser elevadas e se espera que, na segunda metade da semana, ocorra o pico de intensidade do calor” no estado gaúcho, informa o portal meteorológico.
“Calor excessivo” é esperado em Porto Alegre na quinta (16) e sexta-feira (17). A temperatura pode atingir marcas de 36ºC a 38ºC em vários pontos da região metropolitana da capital gaúcha, “mas, isoladamente nos vales, haverá marcas mais altas”, segue a MetSul em nota.
Tardes no oeste gaúcho também devem registrar temperaturas acima dos 35ºC. As máximas em municípios como Quaraí e Uruguaiana devem chegar a 40°C na segunda metade da semana.
Alerta para risco de temporais. Ainda segundo a MetSul, o calor intenso deve “criar condições propícias para temporais isolados com chuva forte, vendavais e granizo, especialmente na segunda metade da semana, notadamente a partir da quinta-feira”.
“Será uma situação parecida com o que se viu na virada do ano, com o calor formando células isoladas de tempestades que isoladamente provocam temporais, alguns fortes e com danos. Estes temporais se dão principalmente da tarde para a noite, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical pelo aquecimento diurno que gera movimentos convectivos (ar ascendente) na atmosfera”, afirma a MetSul.
*Com informações do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO