Penha registra 175 milímetros de chuva em sete dias
Município abriu abrigo e distribuí lonas
• Atualizado
O município de Penha registrou 175 milímetros de chuva acumulada nos últimos sete dias. Nesta segunda-feira (9) a cidade segue sem ocorrências graves em relação as fortes chuvas que atingiram toda Santa Catarina. Todos os serviços públicos seguem em pleno funcionamento.
Segundo o Grupo Integrado de Ação Coordenada (GRAC), os trabalhos de drenagem realizado nos últimos anos garantiram a redução dos impactos das chuvas.
O Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, ressalta que as equipes seguem em monitoramento nas ruas, além do acompanhamento pelas mais de 200 câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS).
“Por consequência do trabalho forte feito em relação à drenagem, com mais de 100 mil tubos aplicados nos últimos anos, conseguimos superar as chuvas sem pontos críticos e sem decretar situação de emergência. Porém, estamos atentos e seguindo as orientações da Defesa Civil de Santa Catarina”, finaliza.
No final de semana, a equipe do GRAC, composto pelas Secretarias Municipais, 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Penha, Bombeiros Voluntários, Polícia Militar, Grupo de Resgate e Ação de Salvamento Coordenado (GRASC) e representantes da sociedade civil organizada, atuou ainda nas duas áreas de risco de deslizamento no Quilombo e Praia de São Miguel, segundo alerta emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
“Após recebermos o relatório, imediatamente fomos interditar os acessos e notificar todas os moradores da área, cerca de 32 pessoas e 8 moradias. Nossa maior preocupação é com a vida das pessoas e agimos rápido. Na Prainha de São Miguel inclusive já estamos com o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) pronto e em breve teremos a licitação para que uma empresa possa atuar firme na recuperação da área e mantermos a segurança dos moradores”, explica Aquiles.
A aproximação de um sistema de alta pressão pelo Rio Grande do Sul favorece a melhora gradativa das condições do tempo em Santa Catarina no decorrer desta segunda-feira (9).
Números de emergência
Em caso de emergência entrar em contato com os números 193 (Bombeiros Militar ou Bombeiros Voluntários), além do whatsapp dos Bombeiros Voluntários (47) 3345-1001 ou pelo WhatsApp da Prefeitura Municipal (47) 3345-0200.
Abrigo e lonas disponíveis
O Abrigo Emergencial para acolher população atingida pelas fortes chuvas segue ativo no Ginásio Sebastião João de Souza (Rua Avelino J Reis, nº 280) que possui toda a estrutura necessária para abrigar quem precisa. Além de banheiros e chuveiros disponíveis, o local também possui colchões, cobertores, alimentação, itens de higiene pessoal e espaço para os animais dos moradores atingidos.
Além disso, lonas estão disponíveis para a população. Para solicitar, basta entrar em contato pelo WhatsApp ou ligação através do (47) 3345-0200.
Limpeza preventiva nas ruas e praias
A Prefeitura de Penha, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou ainda diversas ações de manutenção e limpeza na cidade durante a semana. A vala próxima ao Morro do Cred, na Santa Lídia, e a vala da Rodovia Transbeto receberam limpeza preventiva, garantindo melhor escoamento da água. Além disso, a Secretaria atuou na limpeza de entulhos e sujeira na Prainha de São Miguel.
- Presidente afastado da Coreia do Sul é preso; veja detalhes
- Chacina em Campo Erê: irmãos são condenados a 240 anos de prisão cada um
- Trabalhador morre atingido por árvore no Oeste de SC
- Quem era vendedora de trufas que morreu atropelada em Lages
- Ianka Cristini: quem é a influencer presa em SC acusada de estelionato
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO