Clayton Ramos

Jornalista com 30 anos de carreira e apresentador do Tá Na Hora SC


Tempo Compartilhar
Dados de extrema importância

PainelRS: Plataforma reunirá informações sobre abrigos, doações e áreas de inundação e evacuação

Plataforma será na oferta de informações, em tempo real, quanto à evolução da “mancha de inundação”, além do status das barragens

• Atualizado

Por

Temporais e cheias têm atingido o estado do Rio Grande do Sul desde o final do mês de abril. Em razão das inundações, mais de 85% do estado foi afetado e permanece em estado de alerta. A fim de levar mais informação e ajuda aos residentes gaúchos, empresas nacionais e internacionais, professores e entidades públicas do Rio Grande do Sul se uniram para lançar um “PainelRS”. Hoje, a plataforma já pode ser acessada por todos os cidadãos.

Clique aqui para acessar o PainelRS

Para quem é o PainelRS

Para todos que residem ou para aqueles que queiram obter mais informações sobre a situação atual do Estado do Rio Grande do Sul, mas, em especial, para os que estão necessitados de informações básicas, como segurança, saúde, locais de abrigo e doação, assim como dados de extrema importância sobre as áreas de inundação em evolução e necessidades de evacuação, pontos de bloqueios e interrupção de vias com indicação de rotas seguras.

Graças à iniciativa de empresas, como a Codex, Esri, Imagem Geosistemas, Linedata, Microsoft Planetary Computer e a NASA, um verdadeiro hub colaborativo está no ar em tempo recorde. Inteiramente baseado em inteligência geográfica e geoprocessamento, o site reúne informações, inclusive, de uma constelação de satélites, para chegar ao que hoje é entregue à população sulista como um importante canal de comunicação em meio à tragédia.

O PainelRS será fundamental, também, para os cidadãos com necessidades extremas de saúde, como mulheres em trabalho de parto à pessoas em risco de morte súbita. Pelo canal WhatsApp, com uma árvore de decisão no chatbot, é possível acionar uma solicitação de emergência à segurança civil e secretaria pública. 

“Ao acessar o hub, o cidadão terá que incluir breves informações que gerarão um ‘sinal vermelho geolocalizado’. Diante do alerta, todos as partes conectadas no portal receberão o aviso para tomarem decisões ou para realizar um pronto-atendimento da forma mais eficiente possível”, conta Marlos Batista, diretor de sustentabilidade da Imagem Geosistemas.

Ajuda para as empresas

“O hub realmente será para todos”, afirma Batista. O executivo da Imagem Geosistemas conta que muitas companhias locais ou lá sediadas estão com operação parcial, mas ativas, necessitando de informações sobre, por exemplo, transporte e logística. “É aí que o portal entra em ação, com informações de rotas seguras”, revela.

Outro ação fundamental do “PainelRS” será na oferta de informações, em tempo real, quanto à evolução da “mancha de inundação”, além do status das barragens. Segundo o governo do Rio Grande do Sul, cinco delas estão em situação de emergência. São elas: a Usina Hidrelétrica 14 de Julho, que fica em Cotiporã e Bento Gonçalves; Central Hidrelétrica Salto Forqueta, em São José do Herval e Putinga; São Miguel e do Arroio Barracão, em Bento Gonçalves, e, a de Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra.

“Pela plataforma hoje lançada é possível, por meio de mapas interativos, entender a situação de cada barragem e verificar – com antecedência – qualquer necessidade de afastamento do local”, explica Marlos.  

Para o executivo da Imagem Geosistemas será fundamental que o lançamento deste canal de comunicação chegue para todos os gaúchos, e que toda e qualquer informação indicando evacuação seja atendida o mais rápido possível.

Para concluir, Marlos Batista reforça: “o PainelRS é uma plataforma de estruturação de dados e entrega de informações emergenciais para os órgãos competentes. Por isso, é de extrema importância que todos acessem o portal para consultar e para gerar alertas de pedido de resgate. Com o espaço colaborativo, acreditamos que as ajudas chegarão em lugares remotos, de forma mais rápida e assertiva”, conclui.

Parceiros do Portal Ajuda

Além da Codex, Esri, Imagem Geosistemas, Tigre, Linedata, Microsoft Planetary Computer e a NASA, o projeto, também, conta com a parceria agência D/AraújoComunicação, de Florianópolis, Santa Catarina, no apoio ao hub com as questões de criação.

No compartilhamento de dados, a plataforma conta com a contribuição das universidades da região (UFRS, Universidade Federal de Pelotas, UCS, UFRGS e FURG), além do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), da NASA e de satélitesgratuitos, como o Iceye, MAXAR e o Onyx.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.