Onda de calor pode fazer cidades registrarem temperaturas de 40°C
Altas temperaturas devem atingir principalmente entre as regiões Centro-Oeste e Sudeste
• Atualizado
Uma nova onda de calor deve atingir o Brasil em maio. Segundo a MetSul Metereologia, há previsão de temperaturas de 40ºC entre o fim de abril e início de maio.
As altas temperaturas devem atingir principalmente entre as regiões Centro-Oeste e Sudeste. De acordo com a MetSul, “será histórico e muito fora do normal para esta época do ano” e cidades devem registrar máximas “jamais antes registradas”, neste época do ano.
Na região Sul do país, Paraná será o estado mais atingido pela onda de calor. Dados da Metsul apontam que as temperaturas em cidades paranaenses devem ficar ao redor e passar dos 35ºC.
Leia Mais
Onda de calor não deve afetar fortemente SC
A configuração de um bloqueio atmosférico deve dificultar o avanço de frentes frias que se formam entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul em direção a Santa Catarina. Com isso, estas frentes frias apresentarão características mais estacionárias, ou seja, com lento deslocamento e favorecendo com que os sistemas de chuva fiquem atuando por um período maior nessa região. Essa condição deve persistir pelo menos durante a primeira quinzena de maio, quando se espera chuvas acima da média para a época, principalmente nas áreas de divisa com o RS.
Inicialmente, entre este final de semana e o início da próxima semana, a chuva e os temporais ficam mais concentrados entre o Uruguai e o RS. Entretanto, mesmo nesse período, a instabilidade deve afetar Santa Catarina, principalmente as áreas de divisa com o RS e o Alto Vale do Itajaí, onde a condição para chuvas e temporais isolados será maior em relação às demais áreas do estado. Neste período, o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa, como alagamentos e enxurradas pontuais.
Neste sábado (27) terá predomínio de tempo firme e com calor, sol e variação de nuvens em todo estado. A partir da noite, a aproximação de uma frente fria, deve favorecer o aumento da nebulosidade nas áreas de divisa com o RS. Há condição para chuva pontualmente intensa e temporais isolados, com risco moderado voltado a alagamentos e enxurradas pontuais.
Na madrugada e manhã de domingo (28) a instabilidade se espalha por todo o Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e trechos do Alto Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis. Entre a tarde e a noite, a condição de chuva também se estende para as demais regiões do estado.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO