Tempo Compartilhar
tempestade

VÍDEO: Oeste registra microexplosão com ventos acima de 100 km/h

De acordo com os meteorologistas, o fenômeno ocorreu devido a formação de uma supercélula

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: Cedida
Imagem: Cedida

Uma microexplosão, com rajadas de vento acima de 100 km/h, foi registrada no município de Chapecó, no final da tarde de segunda-feira (23). De acordo com os meteorologistas Peter Scheuer e Ronaldo Coutinho, o fenômeno ocorreu devido a formação de uma supercélula.

Os profissionais explicam que, o núcleo da tempestade com a microexplosão atingiu o setor Sul do perímetro urbano. Segundo eles, o calor associado aos elevados índices de umidade relativa do ar e a aproximação de um sistema de baixa pressão, foram os fatores responsáveis por formar núcleos de tempestades severas, que se propagaram sobre a região do Oeste de Santa Catarina”.

O que é uma microexplosão?

Conforme explica o portal Geoclima em uma publicação nas redes sociais, “uma microexplosão é basicamente você pegar um balão e preencher com água. Em um determinado momento ele não irá suportar o excesso de carga e vai transbordar/estourar, caindo de uma vez só em um determinado ponto, neste caso, vários bairros de uma única cidade. Automaticamente a chuva aumenta de forma significativa e gera intensas rajadas de vento que podem provocar destelhamentos e queda de árvores e postes”.

Veja o vídeo:

Vídeo: Cedido ao SCC10

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.