O dia mais quente do ano: Rio alcança 43,2°C e bate recorde
Zona oeste lidera calor extremo enquanto previsão indica alívio com chuva nesta sexta
• Atualizado
A cidade do Rio de Janeiro enfrentou nesta quinta-feira (28) o dia mais quente de 2024 até agora, com a temperatura recorde de 43,2 graus Celsius (°C) registrada às 12h45 na estação meteorológica de Guaratiba, zona oeste. Segundo o Sistema Alerta Rio, esse valor superou os 41,8°C registrados em duas ocasiões anteriores no mesmo bairro, nos dias 17 de janeiro e 27 de novembro.
O calor intenso levou o município ao nível 3 de alerta térmico (NC3), em uma escala que vai até 5. Segundo a prefeitura, o NC3 caracteriza-se quando há registro de índices de calor alto (36°C a 40°C) com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.
O dia foi marcado por céu claro a parcialmente nublado, ventos fracos a moderados e baixos índices de umidade relativa do ar, que variaram entre 21% e 30% em alguns pontos da cidade durante a tarde.
Previsão para sexta-feira
Nesta sexta-feira (29), a previsão meteorológica indica mudanças no tempo. Áreas de instabilidade associadas ao calor podem provocar pancadas de chuva isoladas com raios nos períodos da tarde e noite. O céu deve variar de parcialmente nublado a nublado, e os ventos continuam de intensidade fraca a moderada.
Apesar da previsão de chuva, as temperaturas devem permanecer elevadas, com máxima de 38°C e mínima de 22°C.
*Com informações da Agência Brasil.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO