Nuvem gigante e escura cobre cidades do Oeste de SC e assusta moradores
O Coordenador Regional da Defesa Civil do Alto Uruguai Catarinense, Adilson de Oliveira, explica que essas nuvens são um sinal de que uma tempestade está se aproximando
• Atualizado
Uma nuvem gigante cobriu pelo menos duas cidades do Oeste de Santa Catarina na manhã desta sexta-feira (29): Chapecó e Concórdia. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, essa nuvem é chamada de shelf cloud e se forma por causa “do deslocamento de uma frente fria, somada ao ar quente úmido que vem da floresta amazônica.
O Coordenador Regional da Defesa Civil do Alto Uruguai Catarinense, Adilson de Oliveira, também explica que normalmente essas nuvens são um sinal de que uma tempestade está se aproximando. “Elas podem ser acompanhadas de fortes rajadas de vento, chuvas intensas e granizo”.
Segundo ele, a nuvem shelf cloud é baixa e densa, com um formato característico de onda ou prateleira, e pode ser vista se movendo rapidamente sobre o solo.
“As nuvens shelf cloud se formam quando o ar quente e úmido se eleva sobre uma camada de ar mais frio. Isso ocorre quando há uma diferença de temperatura significativa entre a superfície e a atmosfera superior. O ar quente se condensa rapidamente, formando a nuvem shelf cloud, ou seja, a massa de ar frio vai esfriando rapidamente a massa de ar quente e vai empurrando e enrolando a condensação formada”, explica o coordenador.
Nos dois municípios, segundo a Defesa Civil, houve chuva fraca na manhã desta sexta (29).
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO