Número de mortos em nevascas nos EUA sobe para 49
Segundo autoridades locais, a cidade de Buffalo, no estado de Nova York, é a mais atingida até o momento
• Atualizado
O número de mortos em meio às nevascas nos EUA subiu para 49. Segundo autoridades locais, a cidade de Buffalo, no estado de Nova York, é a mais atingida até o momento, acumulando mais de 1,2 metro de neve. Em relação aos óbitos, o município contabiliza 27 das mortes registradas.
Na noite de segunda-feira (26), o presidente dos Estados Unidos Joe Biden atendeu o pedido da governadora Kathy Hochul e emitiu uma declaração federal de emergência para Nova York, autorizando a assistência do governo norte-americano ao estado. O alerta de emergência, emitido na última semana, também permanece em vigor na região.
“Agências estaduais e locais continuam seus heróicos esforços de busca e resgate, com mais de 550 resgates realizados até agora. Pré-definimos recursos em áreas afetadas antes da tempestade para que esses socorristas estivessem prontos para agir quando a tempestade passasse”, disse Hochul, pedindo que a população evite circular pelas ruas.
O Portal SCC10 conversou com o meteorologista Piter Scheuer, na qual explicou que as nevascas severas que ocorrem nos Estados Unidos são efeitos do fenômeno La Niña.
“O resfriamento das águas do oceano pacífico equatorial faz com que as massas de ar fiquem mais fortes, tanto a quente quanto a fria, e isso causa o efeito extremo em cada estação. O planeta terra sempre busca um equilíbrio na atmosfera, então se uma área está muito fria, a outra vai estar muito quente e vice-versa”, conta Piter.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO