Neve em Santa Catarina: meteorologista explica chance do fenômeno nos próximos dias
Projeções indicam chance de neve nesta terça e quarta-feira (09 e 10) nas áreas mais altas de Santa Catarina
• Atualizado
Há chance de neve em Santa Catarina em conforme as projeções meteorológicas, entretanto, a chance é baixa e deve ocorrer de forma localizada, nas áreas mais altas das regiões serranas.
Piter Scheuer, técnico em meteorologia, explica que o tempo segue com chance de chuva, devido as baixas pressões causadas pela umidade amazônica e pelo ar frio da província de Buenos Aires.
Leia Mais
O especialista destaca que uma projeção indica a chance de neve nas localidades mais altas da Serra Catarinense e Serra Gaúcha nos dias 9 e 10 de julho.
“Há condição de neve, apenas uma projeção aponta para essa questão de neve para hoje a noite (terça-feira) e madrugada e manhã de quarta-feira, que ocorre exclusivamente em localidades com altitudes acima 1500 metros na Serra Catarinense e Serra Gaúcha”, explica Piter.
O meteorologista destaca que os dados são inconsistentes, ou seja, mesmo com a projeção, há necessidade de mais requisitos para ocorrer a neve. Entretanto, o especialista destaca que a chance se mantém.
“Tem uma chance de neve, chuva congelada ou congelante, devido a uma inversão gigantesca na atmosfera”
Técnico em meteorologia Piter Scheuer
Meteorologista fala sobre a chance de neve em Santa Catarina
- Homem fica ferido após ser esfaqueado pelo companheiro em SC
- Imagens mostram estragos da colisão entre carro e caminhão na BR-116
- Colisão entre carro e caminhão resulta em três mortos na BR-116
- Câmara de Lages homenageia Grupo SCC pelos 85 anos de contribuição
- PF indicia padre por envolvimento em tentativa de golpe contra Lula
Semana deve ser de chuva e frio com mínimas de 2ºC em SC; veja a previsão
Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, a semana deve ser de frio e instabilidade. Nesta semana a frente fria se afasta do estado, mas a circulação de umidade do oceano mantém o tempo nublado e com possibilidade de chuva fraca, especialmente entre o Planalto Norte, Vale do Itajaí e ao longo do Litoral.
O ar frio avança de forma gradativa e as temperaturas mínimas devem ser invertidas, ou seja, devem ser registradas à noite, quando devem variar entre 2°C e 5°C nos pontos mais altos da Serra e da Grande Florianópolis Serrana e de 5°C a 10°C na maior parte do estado, com exceção do Litoral Norte, parte do Médio e Baixo Vale do Itajaí e a Ilha de Florianópolis, onde as temperaturas devem oscilar entre 10°C e 14°C.
A sensação ainda será de frio intenso, intensificado pelo predomínio dos ventos de quadrante sul, mantendo o risco para agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares. O mar permanece com maior agitação, com ondas de sul entre 2 e 2,5 m com picos de até 3 em alto mar, oferecendo risco baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO