Municípios do Oeste são atingidos por temporal de granizo
Algumas casas foram danificadas na região Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina
• Atualizado
No início da tarde deste domingo (7), um forte temporal de granizo atingiu os municípios de Passos Maia, Abelardo Luz, Xanxerê e Vargeão. Foram registrados vídeos e fotos, e algumas casas foram danificadas na região Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina.
Em casos de tempestades, as recomendações da Defesa Civil são:
- Buscar um local abrigado, longe de placas, de árvores e postes de energia;
- Ficar longe das janelas e desligar os aparelhos eletrônicos das tomadas;
- Jamais ficar na água;
- Não dirigir em locais alagados;
- Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas;
- Cuidar com as crianças próximas de rios e ribeirões.
Segundo o alerta da Defesa Civil, até a tarde e noite de domingo (7), a chuva vem na forma de pancadas e acompanhadas por temporais principalmente entre o Extremo Oeste e o Litoral Norte. A mudança vem devido ao fluxo de calor e umidade da região amazônica.
Os maiores volumes de chuvas acumulado são esperados para áreas entre o Extremo Oeste e o Planalto Norte, ficando entre 50 e 70mm.
Na segunda-feira, o tempo instável já muda de rumo e passa a se posicionar no sul catarinense, com a formação de um ciclone extratropical, que deve ocorrer entre terça-feira (9) até quinta-feira (11). No período, a chuva mais intensa deve se concentrar entre o centro e o leste do estado, resultando em volumes altos e apresentando risco para alagamentos, deslizamentos e inundações.
Na Grande Florianópolis e no Litoral Sul, os volumes de chuva esperados podem superar 150mm. No Vale do Itajaí, Planalto Sul e Litoral Norte, a chuva pode ter volume variado entre 70 e 100mm.
O tempo volta a se estabilizar no fim da quinta-feira (11) e sexta-feira (12), com o afastamento do ciclone para o alto mar e o avanço de uma massa de ar seco e frio.
Qualquer ocorrência deve ser comunicada à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através dos telefones 199 ou 193
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO