Moradores do RS registram formação de ‘nuvens de prateleira’; entenda o fenômeno
O fenômeno da "nuvem de prateleira" é associado à proximidade de tempestades
• Atualizado
Moradores de cidades do Rio Grande do Sul registraram uma formação conhecida como “supernuvem” que tomou os céus na tarde de terça (15). O fenômeno da “nuvem de prateleira” é associado à proximidade de tempestades, segundo o Climatempo.
“Nuvem de prateleira”
As nuvens costumam ter várias “camadas” horizontais, que geram uma aparência comparada à uma prateleira. Elas são formadas no choque de massas de ar, em que uma camada de ar mais quente se sobressai a uma camada de ar mais frio
De acordo com informações do Uol, as “nuvens de prateleira” são mais comuns durante a passagem de uma frente fria, quando o ar mais frio, que é mais denso, avança pelas camadas mais baixas da atmosfera.
A nuvem prateleira se posiciona acima da superfície, com um comprimento vertical que pode chegar a quilômetros de altura. Normalmente, são acompanhadas por ventos fortes, chuva forte e granizo.
A atuação de um centro de baixa pressão trouxe chuva para todo o Rio Grande do Sul na terça-feira, mas os volumes de chuva não foram altos na maior parte do estado. Também houve rajadas de vento de 92 km/h em São Borja, 74 km/h no Chuí, 72 km/h em Santa Rosa, 71 km/h em Cruz Alta, 63 km/h no Chuí e 61 km/h em Jaguarão, segundo a MetSul.
Previsão
A tendência é que a segunda quinzena de outubro seja mais chuvosa do que a primeira. Na região Sul, os índices de chuva devem apresentar variações dependendo da localidade. A chance de chuva mais intensas é maior nos estados de Santa Catarina e do Paraná.
*Com informações do Uol
Estagiária sob supervisão de Rubens Felipe
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO