Moradores de Chapecó se apavoram com tremor de terra e profissional explica o fenômeno
O coordenador da Defesa Civil de Chapecó explica o motivo do fenômeno ter sido sentido na cidade
• Atualizado
Nesta terça-feira (24), moradores do município de Chapecó, no Oeste catarinense, relataram ter sentido um tremor no solo enquanto estavam dentro de edifícios, localizados no bairro Santa Maria, próximo ao Hospital Regional do Oeste.
A equipe do SCC10 acionou o coordenador da Defesa Civil da cidade, Luciano Hüning, que explicou que, os tremores de terra foram decorrentes de um terremoto no Norte da Argentina. “Essa onda se propaga no Oeste do estado, sentido aos pontos mais altos de Chapecó, e foi sentido principalmente em edificações de médio porte”.
A Defesa Civil informou que ninguém se feriu e que não houve danos em nenhuma edificação da cidade. Segundo informações oficiais do Observatório Sismológico da UNB e do Centro de Sismologia da USP, o fenômeno chegou a magnitude 6.2 mb na escala Richter a uma profundidade de 601 KM.
Ainda segundo Luciano, as pessoas que sentiram os tremores relataram, inicialmente, que pensaram que o problema estava ocorrendo apenas com eles. “Eles olharam em volta, viram as coisas tremendo, mas acharam que o problema era individual. O cérebro não conhece esse tremor então, de início, não entenderam o que estava acontecendo”, informou o coordenador.
Após terem visto outras pessoas apavoradas, os populares correram e saíram do prédio. Segundo a Defesa Civil, em uma edificação empresarial, 150 funcionários abandonaram o prédio rapidamente com receio que o tremor estivesse ocorrendo exclusivamente no edifício deles. Em edificações residenciais, não tiveram tantos relatos.
Confira detalhes da explicação:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO