Tempo Compartilhar
Transtornos

Microexplosão causou estragos em Lages, confirma Defesa Civil

Fenômeno foi confirmado pela Defesa Civil

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: Defesa Civil / Reprodução
Imagem: Defesa Civil / Reprodução

A forte tempestade que atingiu Lages, na Serra Catarinense, foi confirmada como uma microexplosão pela Defesa Civil de Santa Catarina, nesta sexta-feira (25). O fenômeno estava associado a uma supercélula no município.

Na tarde de quinta-feira, 24, por volta das 15h a tempestade provocou fortes ventos de até 90km/h e deixou aproximadamente 25 mil unidades sem energia elétrica, várias vidraças de lojas e estabelecimentos quebradas e quedas de árvores em vias públicas e sobre fiação elétrica. As velocidades reais do vento, no entanto, podem ter sido bem superiores.

O que é uma microexplosão?

A microexplosão é um fenômeno meteorológico caracterizado por intensas correntes de ar descendente durante uma tempestade, que ocorrem em uma área localizada e com duração de alguns minutos.

Conforme a Defesza Civil, ainda durante a quinta-feira, não foi descartado que outras tempestades severas tenham se formado pelo estado, tendo em vista a forte instabilidade e os alertas meteorológicos emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina.

Imagens: Defesa Civil / Divulgação

Tempo instável

O órgão diz que também é importante destacar que entre a noite de quarta (23), e quinta-feira (24), a passagem de uma frente fria aliada ao forte calor que ultrapassou os 30°C em praticamente toda Santa Catarina, favoreceram a formação de intensas instabilidades no estado.

Temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas, fortes rajadas de vento e, principalmente granizo, foram registrados em diversas cidades do Litoral Sul, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Em consequência destes temporais, foram contabilizadas diversas ocorrências associadas a destelhamentos de casas, danos no comércio e alagamentos

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.