Mar congelado: temperaturas extremas na “Terra do Fogo” mudam paisagem após nevasca
As temperaturas deixaram o mar congelado na Patagônia argentina
• Atualizado
Temperaturas extremas na “Terra do Fogo” deixaram o mar congelado e mudaram a paisagem após nevasca na costa de San Sebastián, na Patagônia argentina, cerda de 94 km ao norte de Rio Grande do Sul.
A Argentina enfrenta um inverno rigoroso de até -17ºC em algumas áreas, causando um fenômeno o raro: o congelamento do mar na costa.
Segundo a MetSul, a congelação se deve à combinação de temperaturas negativas com baixa ondulação causada pelo vento.
Conforme o instituto, apesar de incomum, um evento similar já havia ocorrido em julho de 2020, durante outro período de frio intenso na Patagônia.
As baixas temperaturas são acompanhadas pelas grandes nevascas na região, intensificando o panorama invernal.
Diante do cenário adverso, o Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alertas vermelhos para a região e colocou diversas províncias em alerta laranja, prevendo chuvas intensas nos próximos dias, o que pode trazer impactos à população.
Mar congelado após temperaturas de até -17,5ºC
No último sábado (22), a cidade de Rio Gallegos registrou a temperatura impressionante -16,6ºC, enquanto na sexta-feira (21), os termômetros marcaram -17,5ºC, a temperatura mais baixa do país.
As imagens do mar congelado em San Sebastián, na província de Tierra del Fuego viralizaram nas redes sociais, mostrando a força da natureza e as condições extremas.
Veja imagens do mar congelado na província de Tierra del Fuega
Mar congelado, quando ocorre?
Conforme o Conexão GeoClima, a fenômeno é raro e só ocorre em temperaturas inferioras a 0°C. A a água do mar, por ser salgada, não congela na mesma temperatura que a água pura, que se solidifica a partir de 0°C.
“O sal, cloreto de sódio, é usado para derreter a neve, e por isso a água do mar tem grande dificuldade para congelar, razão pela qual há água líquida nos oceanos ao redor dos polos”, explica o instituto.
Segundo o instituto, a temperatura de congelamento do mar depende muito da concentração de sal presente. “Em alguns casos, é preciso muito menos que 0°C para que a água do mar congele”, detalha.
com informações de SBT News, MetSul e Conexão GeoClima
- Ponto & Contraponto recebe João Cobalchini, presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis
- Crime bárbaro: filho encontra mãe e padrasto mortos e amordaçados em SC
- Carro cai em rio após acidente em Lages; veja imagens
- Homem ‘escapa da morte’ após ser baleado em banco de praça em Florianópolis
- Bombardeios de Israel matam ao menos 11 pessoas e deixam 63 feridos
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO