Lages decreta situação de emergência após temporal que afetou mais de 900 pessoas
A medida se fez necessária devido aos danos e prejuízos causados pelas chuvas do dia 31 de dezembro
• Atualizado
A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, decretou situação de emergência no município devido aos danos causados pelo temporal que atingiu a cidade na última terça-feira (31). Fortes chuvas, vendavais e granizo surpreenderam os lageanos no último dia de 2024, provocando estragos em diversas residências, especialmente nos bairros da parte alta da cidade, como Área Industrial, Bom Jesus, Boqueirão, Caroba, Cidade Alta, Santa Cândida, Santa Mônica, Vista Alegre e Vila Maria.
De acordo com o levantamento mais recente, cerca de 912 pessoas foram diretamente afetadas. “Com o decreto de emergência, o município terá acesso aos itens de assistência humanitária, como telhas, que serão distribuídas às famílias atingidas”, explicou a prefeita.
Medidas emergenciais
Na manhã desta quinta-feira (02), Carmen Zanotto se reuniu com secretários municipais e membros da Defesa Civil para alinhar as ações emergenciais. Em seguida, ao lado do coordenador regional da Defesa Civil, Luiz Falcão Maganin, visitou o CRAS do bairro Santa Mônica para orientar equipes no atendimento às famílias. Representantes da associação de moradores também participaram das discussões.
A mobilização dos órgãos municipais foi autorizada para coordenar as respostas ao desastre, reabilitar o cenário e reconstruir as áreas atingidas. “Trabalharemos inclusive no final de semana para que as famílias possam retomar suas rotinas o mais rápido possível”, ressaltou a prefeita.
Cadastramento e distribuição de ajuda
Equipes da Defesa Civil estão percorrendo as regiões afetadas para realizar o cadastramento das famílias e entregar lonas, primeira medida para minimizar os danos. Segundo o secretário executivo da Defesa Civil de Lages, Sargento Ribeiro, aproximadamente 4 mil metros de lona já foram distribuídos.
O próximo passo será a entrega de telhas para a reconstrução dos telhados. “Após o cadastramento, visitaremos as residências para avaliar os danos e encaminhar o material necessário. Estamos de plantão para atender as famílias e orientamos que ninguém suba em telhados molhados para evitar acidentes”, alertou o secretário.
As equipes da Defesa Civil estão disponíveis pelos números (49) 3019-7477, (49) 3019-7479, (49) 99836-1702 e 199 para prestar assistência e realizar o cadastro das famílias atingidas.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO