Cotidiano Compartilhar
Atenção

Joinville entra em alerta amarelo devido às fortes chuvas

O Plano de Contingência foi elevado para o nível Amarelo diante da ocorrência de alagamentos, diz Defesa Civil

• Atualizado

Redação

Por Redação

Joinville entra em alerta amarelo devido às fortes chuvas | Centro | Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação
Joinville entra em alerta amarelo devido às fortes chuvas | Centro | Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

A chuva intensa e persistente que atingiu Joinville na madrugada deste sábado (21) causou alagamentos em diversas ruas da cidade. Em um período de seis horas, o acumulado chegou a 108 mm, conforme condição prevista no alerta emitido na tarde de sexta-feira (20).

A Defesa Civil de Joinville não recebeu, até as 7h deste sábado, chamados para atendimento à população. Contudo, o Plano de Contingência (Plancon) foi elevado para o nível Amarelo diante da ocorrência de alagamentos.

Durante a madrugada, houve registro de ruas alagadas em diferentes regiões da cidade, nos bairros Centro, Anita Garibaldi, Atiradores, América, Saguaçu, Bucarein, Glória, Santo Antônio, Floresta, Costa e Silva, Boehmerwaldt, Petrópolis, Fátima, Guanabara, Itaum, Jarivatuba e Ulysses Guimarães.

Na maioria dos pontos, a água já baixou, permitindo o tráfego de pedestres e veículos. Contudo, em outros locais, principalmente em vias da região central, ainda há acúmulo de água na pista.

Veja imagens:

  • Praça da Bandeira
  • Praça da bandeira
  • Avenida JK
  • Centro

Por causa dos alagamentos, houve impacto em linhas do Transporte Coletivo, principalmente por conta dos alagamentos no Centro. Na manhã deste sábado (21), as linhas estão sendo retomadas de maneira gradual, inclusive no Terminal Central.

A condição de chuva persistente se mantém durante o sábado, podendo alcançar acumulado de 50 mm em todo o dia. Também há previsão de maré alta para às 13h40 (1,3 m) e 19h (1,7 m).

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil recomenda que, em caso de chuva intensa e vento forte, a população se mantenha abrigada e longe de placas, árvores e objetos que possam ser arremessados. Já se houver alagamentos, é recomendado não atravessar áreas alagadas e pontes e pontilhõess submersos.

Perto de morros e encostas, é importante ter atenção a sinais de risco de deslizamento, como postes, árvores e muros inclinados, água barrenta descendo do morro e rachaduras em paredes e no solo.

Ao verificar algum desses sinais, a orientação é deixar o local imediatamente e acionar a Defesa Civil.

Outra orientação importante é acompanhar os alertas de curto prazo enviados por SMS no serviço operado pela Defesa Civil estadual. Para recebê-los, basta enviar o CEP da residência por SMS para o número 40199.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros Voluntários pelo 193.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.