Joinville eleva plano de contingência para alerta amarelo após chuvas intensas
Até a manhã desta quinta, não havia registro de ocorrências na cidade
• Atualizado
Diante das chuvas intensas, a Defesa Civil da Prefeitura de Joinville elevou o Plano de Contingência para o Alerta Amarelo às 9h40 desta quinta-feira (7).
Leia Mais
A ação ocorreu devido a necessidade de monitorar o volume de chuva na cidade. Até a manhã desta quinta, não havia registro de ocorrências.
Além disso, a Defesa Civil explica que Joinville teve um acumulado de chuva de 56 mm nas últimas 12 horas e a previsão é de mais 30 mm até o fim do dia.
A chuva é consequência do avanço de uma frente fria que é responsável pela mudança de tempo no Estado, que ganha força por conta da disponibilidade de calor e umidade.
Em caso de temporais, a orientação é que a população busque um local abrigado e nunca atravesse ruas alagadas, pontes e pontilhões submersos.
É necessário redobrar os cuidados próximo a áreas de encosta e ficar atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.
Leia também:
Silo de ração desaba após chuva e ventos fortes em SC
Um silo de ração com cerca de 20 toneladas, desabou na tarde de quarta-feira (06) em um aviário localizado na Fazenda São Pedro, no interior de Abelardo Luz, após enfrentar uma forte chuva acompanhada de rajadas de vento.
O incidente, que afetou a estrutura do silo de ração, mobilizou a Defesa Civil para identificar as possíveis causas e danos.
De acordo com Luciano Peri, Coordenador regional da Defesa Civil Xanxerê, a propriedade, que mantém um aviário no interior da cidade, foi surpreendida pelo mau tempo que contribuiu para a deterioração da estrutura, comprometendo o armazenamento de ração para as aves.
Não houve relato de feridos no incidente, apenas danos na estrutura, incluindo cobertura, forração e placa evaporativa.
A Defesa Civil ainda alerta para que os moradores da região oeste do estado fiquem atentos aos alertas meteorológicos, e que adotem medidas protetivas para amenizar possíveis danos.
Oeste de SC em alerta para chuvas e temporais
A Defesa Civil emitiu um alerta na manhã de quarta-feira (6) para as regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, sobre chuva intensa e temporais.
A partir desta quinta-feira (7), o risco para transtornos associados aos temporais e chuva intensa aumenta, sobretudo entre o Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul, com alto risco de destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO