Tempo Compartilhar
Em alerta

Inmet emite alerta para ventos costeiros intensos em SC

A intensificação dos ventos traz alerta para as regiões litorâneas

• Atualizado

Tamiris Flores

Por Tamiris Flores

Imagem: Inmet
Imagem: Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de ventos costeiros com grau de severidade “Perigo Potencial” para esta quinta-feira (5). A intensificação dos ventos traz alerta para as regiões litorâneas, que podem sofrer com a movimentação de dunas de areia sobre construções na orla.

Alerta para ventos costeiros

As áreas afetadas incluem Grande Florianópolis, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Vale do Itajaí, Metropolitana de São Paulo, Litoral Sul Paulista, Vale do Paraíba Paulista e Metropolitana de Curitiba.

Leia também

Sentiu a friaca? Ela vai continuar, mas não para todos: onde a temperatura vai cair

O avanço de uma frente fria no sul do Brasil vai fazer a temperatura cair na região, mas a previsão é de que o restante do país ainda enfrente temperaturas altas e tempo seco por pelo menos até a segunda quinzena de setembro.

Frente fria: para quem?

Uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul. Ela causará uma mudança no tempo no estado gaúcho e em Santa Catarina, que deve enfrentar chuvas nos próximos dias, segundo o MetSul. Para o Paraná, a previsão é de aumento de nebulosidade, mas sem chuva, de acordo com a Climatempo.

Florianópolis teve queda de temperatura nesta quinta-feira (5). A mínima prevista é de 12ºC e a máxima, de 19ºC, com pancadas de chuvas à tarde. A temperatura volta a subir no sábado, com mínima de 15ºC e máxima de 25ºC.

Em Porto Alegre, a mínima prevista para esta quinta (5) é de 11ºC e a máxima, de 18ºC. Há expectativa de chuva ao longo do dia. Na sexta, a temperatura pode chegar a 9ºC, mas não chove.

Segundo o UOL, o sistema meteorológico deve ser de passagem rápida, não avançando tanto para outros estados. A aproximação da frente fria com a nuvem de poeira decorrente das queimadas, especialmente da região amazônica, poderá provocar chuvas de fuligem nos três estados do Sul.

A massa de ar frio no Sul terá “impacto desprezível” na maior parte do Sudeste e do Centro-Oeste, segundo a MetSul. Isso significa que o ar ficará um pouco mais fresco por curto período de tempo em parte de Mato Grosso do Sul e na área mais ao leste da região Sudeste, mas logo volta a esquentar bastante. Na cidade de São Paulo, o tempo fica ameno na sexta, mas o calor volta no sábado.

Depois de a temperatura cair, calorão por muitos dias

A onda de calor que toma a maior parte do território brasileiro deverá permanecer até pelo menos a segunda quinzena de setembro, segundo a Climatempo. O frio deve avançar de verdade apenas a partir do dia 19.

Nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a previsão é de temperaturas acima dos 40ºC nos próximos dias. Em partes de São Paulo e Minas Gerais, as máximas podem chegar a 39ºC.

Estados do Nordeste também enfrentarão altas temperaturas e temporada de seca. Apenas na faixa litorânea entre Salvador e Natal há expectativa de chuva para os próximos dias.

Já no Norte, há previsão de pancadas de chuva no Amazonas, em Roraima e no Pará. A região enfrenta uma situação crítica, com grande quantidade de focos de fogo e fumaça.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.