Inmet emite alerta de tempestade com ventos intensos para Santa Catarina
O aviso meteorológico prevê chuvas de 20 a 30 mm/h
• Atualizado
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta nesta quarta-feira (4) sobre tempestades com ventos intensos em áreas de Santa Catarina e Paraná.
Inmet emite alerta de tempestade
O aviso meteorológico prevê chuvas de 20 a 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia, além de ventos fortes com velocidades entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Há um baixo risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos às plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
As áreas afetadas incluem: Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Região Metropolitana de Curitiba, Centro-Oeste Paranaense, Noroeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Norte Catarinense, Centro-Sul Paranaense, Serrana e Centro-Oriente Paranaense.
Leia também
Nova massa de ar frio trará temperaturas baixas e possível geada ao Sul do Brasil
Entre quarta-feira (4) e quinta-feira (5), uma massa de ar frio chegará ao Sul do Brasil, provocando uma queda nas temperaturas e condições típicas de inverno. Embora não se trate de uma massa de ar frio de forte intensidade, as temperaturas devem ficar abaixo da média para esta época do ano, com a possibilidade de formação de geada.
A frente fria que avança pela região trará aumento de nebulosidade e chuvas para os três estados do Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).
Embora não seja uma incursão de ar frio particularmente intensa, espera-se que a temperatura caia consideravelmente abaixo da média para setembro, especialmente na manhã de sexta-feira (5).
Em Porto Alegre, as mínimas devem girar em torno de 8ºC a 9ºC, com áreas metropolitanas e o extremo Sul da cidade podendo registrar mínimas entre 6ºC e 7ºC. No interior, muitas localidades terão mínimas ao redor de 5ºC. Nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Sul Catarinense, as mínimas podem se aproximar de 0ºC, com possibilidade de temperaturas negativas em algumas áreas.
A formação de geada é uma possibilidade, especialmente nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No entanto, o número de cidades afetadas será muito menor em comparação com os episódios de frio intenso ocorridos em agosto.
*Com informações de MetSul
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO