“Chuvas intensas”: Inmet emite alerta de perigo para SC; veja previsão
Chuvas intensas e ventos fortes podem ser registrados
• Atualizado
Santa Catarina está sob o alerta de chuvas intensas até 23 de novembro, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta de perigo vale para toda a região sul, abrangendo diferentes regiões dos três estados sulistas: catarinense, gaúcho e paranaense.
O Inmet comunicou que, entre 18 e 19 de novembro, as regiões do país estão sob alerta de “chuvas intensas — perigo potencial” e podem enfrentar tempestades entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (de 40 km/h a 60 km/h).
Região Sul
Segundo o Inmet, apesar de diversos estados estarem em alerta, a Região Sul do país é a que precisa ter mais atenção. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão sob alerta de “chuvas intensas — perigo”.
O alerta, conforme o Inmet, significa “chuvas entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/dia e 100 mm/dia, ventos intensos (de 60 km/h a 100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”.
As regiões que precisam tomar medidas de proteção, segundo o Inmet, são as seguintes: Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Centro Ocidental Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste Rio-grandense, Sul Catarinense, Centro Oriental Rio-grandense, Norte Catarinense, Sudeste Paranaense, Sudeste Rio-grandense, Centro-Sul Paranaense e Sudoeste Paranaense.
A semana começou com frente fria avançando sobre o Rio Grande do Sul, trazendo temporais, com rajadas de vento acima de 60 km/h e queda de granizo.
A partir de quinta-feira (21), um ciclone extratropical próximo à costa deve intensificar os acumulados de chuva no estado e em Santa Catarina. Os volumes podem ultrapassar 200 mm na faixa leste do Rio Grande do Sul e sudeste catarinense, gerando risco de alagamentos e deslizamentos.
O Paraná também está em “perigo potencial” devido a chuvas intensas, conforme o Inmet.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO