Indígenas fazem barricada para impedir fechamento da barragem de José Boiteux
Comunidades Indígenas estão estabelecidas no entorno da Barragem Norte
• Atualizado
No início da noite deste sábado (07), comunidades indígenas fizeram uma barreira no acesso a Barragem Norte, de José Boiteux, a fim de impedir que seja realizado o fechamento das duas comportas da estrutura. As comunidades estão estabelecidas no entorno da barragem e são contrários ao fechamentos das comportas.
A mobilização dos indígenas começou após o Governo de Santa Catarina determinar o fechamento das duas comportas e o deputado estadual Ivan Naatz, afirmou que o governador ordenou que o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) estabeleça as garantias necessárias para que as comportas sejam fechadas.
Segundo os indígenas, eles haviam entrado em acordo com o o deputado Jerry Comper para que apenas uma comporta fosse fechada, e não as duas que foram fechadas.
“Nossas equipes já estão se dirigindo para o local. (…) Tomamos essa difícil decisão para garantir a segurança das pessoas, em toda a região, inclusive em Blumenau. Essa barragem é a maior do Estado e com capacidade de segurar um grande volume de água. Nosso maior bem é a vida dos catarinenses. E faremos todo o possível para protegê-los”, disse o governador.
Barragem Norte, de José Boiteux
A Barragem Norte, colocada em operação em 1992, é a maior barragem de contenção de cheias do Estado, com o volume de 357 milhões de metros cúbicos. Está localizada no Rio Hercílio, ou Itajaí do Norte, na cidade de José Boiteux/SC, a cerca de 250 Km da Capital Florianópolis. No entorno da Barragem Norte estão estabelecidas comunidades Indígenas.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO