Cotidiano Compartilhar
de tirar o fôlego!

Imagens registram pôr do sol alaranjado na Serra Catarinense

Veja o que pode causar a tonalidade

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Carolina Sott.
Foto: Carolina Sott.

Após mais um dia quente de verão seguido por um temporal no fim da tarde, os moradores de Lages, na Serra Catarinense, puderam prestigiar um pôr do sol de tirar o fôlego. As imagens registradas no município mostram um lindo céu alaranjado. Veja.

Mas afinal, por que o céu fica laranja ao pôr do sol?

De acordo com o site tempo.com, a tonalidade pode variar de acordo com as condições atmosféricas locais, como umidade, a cobertura de nuvens e a qualidade do ar.

Durante o pôr do sol, ele está mais próximo do horizonte, o que significa que a luz solar tem que atravessar uma maior “quantidade” de atmosfera antes de chegar aos nossos olhos.

Isto significa que os raios solares viajam através de uma camada atmosférica mais densa, o que provoca uma dispersão da luz em diferentes direções.

Como resultado, os comprimentos de onda mais curtos, como o azul e o violeta, se dispersam mais intensamente, enquanto os comprimentos de onda mais longos, como o vermelho e o laranja, permanecem relativamente mais intactos. Isto produz o aspecto alaranjado no céu.

Poluição

A presença de partículas em suspensão na atmosfera, tais como poeiras, aerossóis, fumaça ou poluentes, pode afetar a cor do céu durante o pôr do sol. Estas partículas podem dispersar e filtrar a luz, o que pode intensificar os tons laranja e avermelhados do céu. A presença de nuvens ou de partículas adicionais pode amplificar ainda mais este efeito.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.