Imagens mostram cenário de destruição após alagamento em plantações no Litoral Norte
Cidade no Litoral Norte abriu seu primeiro abrigo e está em alerta para alto risco de inundações
• Atualizado
As fortes chuvas alagaram plantações no bairro São Roque, em Itajaí, no Litoral Norte, nesta quinta-feira (5). As plantações mais atingidas são de aipim, feijão e milho. O agricultor Osmar Norberto Marqui conta que o prejuízo é de pelo menos R$ 187 mil. A Defesa Civil de Itajaí monitora a situação das chuvas e está em alerta para o alto risco de inundações.
Nas imagens é possível ver o rastro de destruição causado pelos alagamento.
Veja as imagens dos alagamentos
Leia Mais
Defesa Civil de Itajaí alerta para alto risco de inundações graduais a partir desta sexta
Com a previsão de chuva intensa e aumento do nível dos rios a partir de sexta-feira (06), a Defesa Civil de Itajaí promoveu na manhã desta quinta-feira (05) uma reunião técnica para traçar projeções climáticas e alinhar os procedimentos estratégicos para situações de emergência.
A Defesa Civil de Itajaí segue em estado de alerta e monitora 24h as condições climáticas, possíveis inundações em áreas ribeirinhas e regiões mais baixas do munícipio com históricos de inundações. Com o solo encharcado, há risco de deslizamentos em áreas de encosta do município.
Além da equipe da Defesa Civil, o encontro na sede do órgão de proteção e defesa civil contou com a presença do vice-prefeito Marcelo Sodré, da secretária de Assistência Social, Neusa Geraldi, de representantes do Legislativo, e com o apoio técnico dos oceanógrafos do grupo Acquaplan, João Thadeu de Menezes (doutorado em Geociências) e Emilio Marcelo Dolichney.
Como medida de prevenção, o órgão de proteção e segurança informa que nesta quinta-feira (05) está sendo preparada a abertura de um abrigo temporário localizado no bairro Cordeiros, Salão Paroquial da Igreja São Cristovão (Rua Odílio Garcia, 456 – bairro Cordeiros).
Previsão para os próximos dias
Nesta quinta-feira (05), o tempo segue instável em Itajaí, com ocorrência de chuva de fraca intensidade. Na sexta-feira (06), o tempo volta a ficar chuvoso e os acumulados variam entre 30 e 50 milímetros. Ao longo do sábado e do domingo (08) a chuva se intensifica na nossa região, com previsão de acumulados entre 100 e 150 milímetros. Por isso, há risco alto para ocorrências associadas a alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.
“Os moradores das áreas ribeirinhas, como a parte baixa de Cordeiros, Imaruí, Murta e Santa Regina devem ficar em alerta, pois há previsão de chuva intensa no sábado e domingo e possibilidade de inundações graduais. No entanto, isso são previsões que podem sofrer alterações nos próximos dias. Nossas equipes estão com várias frentes de trabalho monitorando essa situação junto à comunidade durante 24 horas e de prontidão com o Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC)”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Amadeu Medeiros.
A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de tempo devido às constantes atualizações nos modelos de previsão. Com a chuva intensa, é aconselhado que a população fique atenta a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às suas residências, bem como a inclinação de postes e árvores. Nestes casos, a família deve sair de sua residência e ligar para 199 ou 193. Os boletins informativos podem ser acompanhados por meio do site e também pelas mídias sociais do órgão de segurança e proteção.
Itajaí ativa primeiro abrigo para atender pessoas atingidas pelas inundações
Itajaí ativou, na tarde desta quinta-feira (05), o primeiro abrigo, para acolher a população atingida por inundações. O espaço fica no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão, na rua Odílio Garcia, nº 445, bairro Cordeiros.
O abrigo tem capacidade para cerca de 200 pessoas. Nesta quinta, o órgão de proteção também mudou para Alerta o risco de inundações na cidade.
O local já recebeu neste fim de tarde os primeiros atingidos pelas inundações do Rio Itajaí-Açu. No espaço, estão disponíveis colchões, cobertores, alimentação, chuveiros e itens de higiene pessoal. Também há espaço para abrigar os animais das famílias atingidas.
A Secretaria de Assistência Social também já deixou de sobreaviso outros dois abrigos, localizados no Salão Paroquial Nossa Sra. de Lurdes, na Fazenda, e no Salão Paroquial da Capela São Pedro, na Itaipava. Em caso de necessidade, estes locais serão ativados para receber as famílias da região.
“Estamos monitorando constantemente a situação das chuvas junto com Defesa Civil e de prontidão para ativar outros abrigos, caso necessário, e dar todo suporte às famílias atingidas por inundações. Já temos todos os locais mapeados e o primeiro abrigo foi aberto para receber a população da parte baixa do Cordeiros, onde tivemos reflexos da elevação do nível do Itajaí-Açu”, explica o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
- VÍDEO: agressor dá cintadas em homem negro após pagar R$ 10 à vítima
- Sorvetone: aprenda a fazer a receita que vai salvar a sobremesa da ceia de Natal
- STF mantém acordo de delação premiada de Mauro Cid após esclarecimentos
- Ex-bailarina do Faustão é presa durante operação policial
- Confusão em posto de gasolina termina com prisão e danos à viatura em Blumenau
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO