Tempo Compartilhar
Perigo!

Tubarão decreta emergência e Orleans tem casa arrastada; veja situação no Sul de Santa Catarina

O aumento do nível da água do Rio Tubarão, Rio Capivari e seus afluentes traz risco de inundação em Tubarão e região

• Atualizado

Giovanna Pacheco

Por Giovanna Pacheco

Foto: reprodução/redes sociais
Foto: reprodução/redes sociais

Municípios do Sul de Santa Catarina também foram afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado desde terça-feira (3).

Tubarão decretou, na manhã deste sábado (7), situação de emergência não só devido à previsão de grande quantidade de chuva para as próximas horas. Mas também devido ao aumento do nível da água do Rio Tubarão, Rio Capivari e seus afluentes e ao risco de inundação na cidade e região.

“A situação é delicada, requer acompanhamento constante e requer que tomemos algumas medidas para que não sejamos pegos de surpresa. Estou decretando situação de emergência e algumas questões técnicas serão repassadas à população”, afirma o prefeito Jairo Cascaes.

Em vídeo divulgado pela prefeitura, a Defesa Civil também informa que:

“Há probabilidade de ocorrer alagamentos não só na nossa cidade mas em toda a região da Amurel (Associação Municípios Região de Laguna). Provavelmente nós teremos um cenário muito parecido com o que ocorreu em 2022. Quem mora próximo à região dos rios e afluentes pode ser afetado pelo extravasamento da água. Elevem seus móveis e saiam com segurança, por prevenção. “

Em Orleans, em vídeos divulgados na internet, é possível ver casas e móveis sendo arrastadas pela correnteza da água. Um dos vídeos mostra uma casa na Coloninha sendo arrastada pela água às 7 horas da manhã deste sábado (7). Procurada pela equipe do SCC10, a prefeitura informou que todos da casa passam bem e as equipes estão mobilizadas para atender demandas pela cidade.

Confira imagens de Orleans, no Sul de Santa Catarina:

A prefeitura ainda informou que o Centro de Convivência da Terceira Idade de Orleans está preparado para receber quem precisar de abrigo, com oferta de alimentação, colchões e toda estrutura para auxiliar a população neste momento.

Também informou que a equipe de infraestrutura está com caminhões a postos para retirada de móveis de casas que estão em situação de risco.

Chuvas em Santa Catarina

As fortes chuvas causaram, até este sábado (7), ocorrências em 71 municípios de Santa Catarina, conforme dados do Governo do Estado. As cidades são afetadas por chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões.

Conforme Governo do Estado, equipes atuam desde o começo da semana no auxílio à população e no monitoramento da situação. O indicativo é de altos volumes de chuva para Santa Catarina nos próximos dias.

Ainda de acordo com os dados divulgados pelo governo, além de Tubarão 28 municípios emitiram decretos de situação de emergência.

Veja os municípios em situação de emergência

Jaborá, Rio do Sul, Aurora, Rio do Oeste, Laurentino, Rio Negrinho, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Campos Novos, Frei Rogério, Monte Carlo, Brunópolis, Curitibanos, Corupá, Presidente Getúlio, Itaiópolis, Canoinhas, Papanduva, Mafra, Tangará, Vargem, Mirim Doce, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Itaiópolis, São Cristóvão do Sul e Erval Velho.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.