Governador Celso Ramos decreta situação de emergência após fortes chuvas
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o caos que os moradores enfrentaram
• Atualizado
A prefeitura de Governador Celso Ramos decretou situação de emergência após as fortes chuvas que atingiram a cidade nesta quinta-feira (16). Imagens que circulam nas redes sociais mostram o caos que os moradores enfrentaram.
Na mesma cidade, parte do quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) desabou. Segundo o CBMSC, de imediato foi realizada a retirada dos materiais para garantir a segurança.
No início da tarde, os bombeiros informaram que devido ao alto volume de ocorrências relacionadas às chuvas, especialmente na região de Governador Celso Ramos, a Central de Emergência está operando com elevada demanda de chamados, a maioria com relatos de pessoas ilhadas.
Veja imagens da situação de Governador Celso Ramos:
Circulação Marítima Provoca Chuvas Intensas no Litoral de Santa Catarina
A chuva que atinge o litoral catarinense desde a manhã desta quinta-feira, 16, tem sido intensa, com acumulados significativos de precipitação. Cidades como Tijucas registraram 280mm, Camboriú 176mm, e Florianópolis 153mm, números que já representam até 70% da chuva esperada para todo o mês de janeiro. A combinação da circulação marítima com as características geográficas da região tem intensificado as chuvas, gerando impactos nas áreas mais afetadas.
A atuação da circulação marítima sobre o estado, combinada com as características geográficas da região, intensificou a precipitação, especialmente no Baixo Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis. O fenômeno, caracterizado por ventos úmidos que vêm do mar, tem provocado chuvas contínuas e fortes, o que contribui para a alta quantidade de água registrada até o início da tarde.
Devido à magnitude da precipitação, a Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) emitiu um Aviso Meteorológico de Observação, alertando para riscos de temporais, alagamentos, enxurradas, e danos na infraestrutura, como quedas de árvores e interrupções na rede elétrica.Vale ressaltar que a configuração geográfica local é bastante específica, o que dificulta a estimativa dos volumes de chuva pelos modelos de previsão do tempo.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO