Rádio Clube Compartilhar
NEVOU

Garoa de neve e frio intenso em São Joaquim

Uma massa de ar frio polar está avançando sobre a Argentina

• Atualizado

Tamiris Flores

Por Tamiris Flores

Imagem: ClimaTerra / X
Imagem: ClimaTerra / X

Na noite desta sexta-feira (9), uma leve garoa de neve foi registrada em São Joaquim. Segundo o ClimaTerra, perfil administrado por Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer, a temperatura na região está em 1,5°C.

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, uma frente fria de fraca intensidade está se deslocando pelo Mato Grosso do Sul, nordeste do Paraná, São Paulo e pelo oceano, trazendo chuvas fracas e esparsas. Além disso, uma massa de ar frio polar está avançando sobre a Argentina, resultando em tempo firme e uma queda acentuada na temperatura.

Leia também

Nova massa de ar frio deve atingir diversas regiões do Brasil; veja previsão

Uma nova massa de ar frio está prestes a afetar várias regiões brasileiras, trazendo queda nas temperaturas ao longo deste final de semana. A previsão indica que o frio vai atingir o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até algumas áreas do Norte do país, com possibilidade de geada em diversos estados. Em áreas de maior altitude na Região Sul, há uma chance não descartada de ocorrência de chuva congelada e até mesmo neve.

Embora essa massa de ar frio não seja tão intensa quanto as que ocorreram no fim de junho e na primeira metade de julho, ela se destaca pela amplitude no território brasileiro. Uma área de baixa pressão na costa do Rio Grande do Sul contribuirá para que o ar frio avance com maior intensidade.

O frio começará a se intensificar entre esta quinta-feira (8) e sexta-feira (9), mas as madrugadas mais frias estão previstas para o fim de semana. Espera-se que as temperaturas fiquem abaixo de zero em áreas de maior altitude do Sul do Brasil.

Terá chances de nevar?

A previsão de neve é complexa, pois esse fenômeno é difícil de prever. A neve requer condições específicas tanto de temperatura quanto de precipitação. Não basta apenas fazer frio na superfície, é necessário que a temperatura também esteja adequada no perfil vertical da atmosfera até o ponto de formação da neve.

Apesar da probabilidade não ser muito alta, não se pode descartar a ocorrência de neve nas áreas de maior altitude, principalmente em altitudes acima de 1.000 metros. Além disso, há chances de chuva ou chuvisco congelado em altitudes mais baixas do Sul do estado.

*Com informações de MetSul Meterologia

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.