Furacão no México deixa ao menos 10 mortos e 20 desaparecidos
Segundo o governador do estado afetado, as chuvas causadas pelo furacão que afetaram a população
• Atualizado
Ao menos dez pessoas foram mortas e outras 20 estão desaparecidas depois que passou um furacão no México na tarde de segunda-feira (30). O fenômeno, que registrou categoria 2 na escala Saffir-Simpson, tocou a terra na localidade de La Redonda, no estado de Oaxaca, com ventos máximos de 165 km/h e rajadas de até 205 km/h.
Segundo o governador, Alejandro Murat, a maioria das pessoas desaparecidas se concentra na região serrana, entre as montanhas. “Quando o furacão tocou a terra, o dia terminou sem a perda de vidas, mas as chuvas intensas registradas após a passagem fizeram com que os rios transbordassem, causando deslizamentos de terra”, explicou.
Apelidado de Agatha, o fenômeno continua se deslocando sobre o leste do país, o que provoca chuvas torrenciais na região e no sul. “O maior impacto que temos é basicamente nas estradas”, disse Murat, acrescentando que as linhas de comunicação já teriam sido restabelecidas.
O furacão é a primeira tempestade deste ano no Pacífico. Todos os anos, o México sofre com o embate de ciclones tropicais, tanto em na costa Pacífica quanto na Atlântica, geralmente entre maio e novembro. Em 2021, por exemplo, 40 fenômenos foram registrados, sendo que 15 foram furacões.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO