Furacão com “tempestades catastróficas” deve atingir Flórida nesta quarta-feira
O Centro Nacional de Furacões informou que o fenômeno já atinge a categoria 4 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5, considerada catastrófica
• Atualizado
Assim como previsto, a tempestade tropical Idalia se transformou em um furacão de grandes proporções e deve atingir a costa da Flórida ainda nesta quarta-feira (30). Em comunicado, o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) informou que o fenômeno já atinge a categoria 4 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5, considerada catastrófica.
“A tempestade Idalia se intensificou rapidamente e se tornou um grande furacão. Tempestades catastróficas e ventos destrutivos são esperados na região de Big Bend, na Flórida, quando Idalia se move para o interior”, disse o NHC, acrescentando que são esperados ventos acima de 200 km/h e ondas com mais de 3,5 metros de altura.
Em meio ao cenário, a entidade reforçou o pedido do governo da Flórida para que os moradores que estiverem em áreas de perigo, sobretudo na costa, sigam as ordens de evacuação. O alerta acendeu um desespero na população, que correu aos supermercados e postos de conveniências para estocar água, alimentos e combustível.
Segundo o governador, Ron DeSantis, cerca de 1.100 guardas nacionais foram mobilizados com veículos e aeronaves em águas altas para esforços de resgate e recuperação. Nas estradas, 300 soldados participam da patrulha. “Este vai ser um furacão potente e, sem dúvida, vai afetar o estado da Flórida de muitas maneiras diferentes”, disse.
No início da semana, o presidente norte-americano, Joe Biden, assinou uma declaração de desastre para repassar recursos federais à Flórida. Dezenas cidades também declararam estado de emergência, enquanto muitos aeroportos cancelaram as atividades temporariamente. Além dos fortes ventos, são esperadas grandes inundações.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO