Fumaça da queimada da Amazônia chega a SC e deixa céu cinza e sol “laranja”
Defesa Civil alerta para que população tome alguns cuidados em relação à saúde
• Atualizado
Desde quinta-feira (08), moradores de Santa Catarina estão convivendo com o céu cinza e um sol “super laranja” devido à fumaça das queimadas da Amazônia. Segundo o MetSul, a fumaça, acompanhada de ar quente, foi trazida para o Sul do país através das correntes de vento do Norte e ficará perceptível por um tom mais fosco ou acinzentado no céu.
“A fumaça não tem odor, mas ela está presente no ar e o alerta da Defesa Civil vai para o cuidado com os mais vulneráveis, incluindo crianças, idosos, pessoas sem mobilidade e aquelas que já possuem doenças respiratórias”, alerta o coordenador da Defesa Civil de Chapecó, Luciano Hüning.
De acordo com o coordenador, moradores da região Oeste do Estado podem sentir ardência no nariz e coceira nos olhos. “O indicado é que a população lave o rosto, faça limpeza nasal e beba bastante água”, finaliza Hüning, que esclarece que a fumaça deve se dissipar com a diminuição das temperaturas e com a chegada da chuva.
Aumento das queimadas
O cenário acontece em meio ao alto número de focos de incêndio no bioma. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que, apenas nos quatro primeiros dias de setembro, foram registrados 12 mil queimadas na Amazônia, cifra que representa um terço da média histórica para o mês – 32.110.
Em relação ao panorama geral, a Amazônia já registrou, de janeiro a agosto, 46.022 focos de incêndio, um aumento de 16,7% em relação ao ano passado. O montante contabilizado em agosto foi recorde para o mês desde 2010, com 31,5 mil, sendo 18,8% em Unidades de Conservação e 5,9%, em Terras Indígenas.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO