Frio e chuva? O que esperar de julho; confira
Com características típicas de inverno
• Atualizado
O mês de julho iniciou com intensas ondas de frio em diversas regiões do Brasil. Segundo a MetSul Meteorologia, além das baixas temperaturas, há previsão de chuvas para a segunda metade do mês. Com características típicas de inverno, haverá a possibilidade de variações de temperatura e diferentes condições meteorológicas em diversas regiões do país.
Como será a chuva no mês?
Os modelos de previsão climática apontam um consenso sobre a precipitação para julho. Prevê-se chuvas próximas ou abaixo da média em grande parte do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Essa condição pode agravar a crise das queimadas no Cerrado e Pantanal.
No Sul do Brasil, espera-se um mês com chuvas abaixo da média histórica, especialmente nos estados do Paraná e Santa Catarina. O Rio Grande do Sul pode ter volumes um pouco maiores de chuva.
Temperatura em julho
No Centro-Oeste e Sudeste, o padrão predominante será tempo seco, com noites um pouco frias e tardes quentes. Entretanto, o início de julho pode trazer frio mais intenso devido à chegada de ar polar em áreas do Centro-Oeste e São Paulo.
No Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, os primeiros dias de julho serão muito gelados, com mínimas extremamente baixas. A primeira quinzena do mês terá noites frias e dias com temperaturas muito baixas, possibilitando a formação de geada em áreas gaúchas e catarinenses.
Na segunda metade de julho, espera-se uma maior alternância entre dias de temperatura baixa e elevada. A média da segunda quinzena não será tão fria, mas o risco de ocorrência de temporais permanece.
*Com informações da MetSul
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO