Tempo Compartilhar
MUDANÇA

Frente fria se afasta e SC terá sol, frio pela manhã e calor à tarde

Tempo volta a ficar estável em Santa Catarina a partir de sexta-feira. Manhãs serão frias, com mínimas abaixo de 10°C nas áreas mais altas

• Atualizado

Ricardo Souza

Por Ricardo Souza

Frente fria se afasta e SC terá sol, frio pela manhã e calor à tarde – Foto: Canva
Frente fria se afasta e SC terá sol, frio pela manhã e calor à tarde – Foto: Canva

As instabilidades começam a perder força nesta quinta-feira (26), mas o tempo ainda segue instável em áreas do Litoral de Santa Catarina. Ao longo do dia, a região que vai dos Planaltos ao Litoral deve registrar variação de nuvens e condições para pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de trovoadas. Apesar disso, não há risco para ocorrências associadas às instabilidades.

No Grande Oeste catarinense, o cenário é diferente. O tempo firme predomina, com presença de sol entre nuvens e temperaturas mais elevadas. As máximas se aproximam dos 30°C no Oeste e no Norte do estado. Já no Planalto Sul, o clima segue mais ameno, com máximas abaixo dos 25°C e temperaturas inferiores a 20°C nas áreas mais altas. Nas demais regiões, os termômetros não devem ultrapassar os 30°C.

A partir da tarde, o vento sul ganha intensidade moderada e contribui para o aumento da agitação marítima. As ondas variam entre 2,0 e 2,5 metros, especialmente entre o Litoral Sul e a região da Grande Florianópolis, exigindo atenção de pescadores e navegantes.

Na sexta-feira (27), o tempo volta a ficar mais estável em todo o estado. Ainda haverá maior presença de nuvens no leste catarinense, enquanto no Oeste o predomínio será de sol com variação de nuvens. Por influência da circulação marítima, há possibilidade de chuva fraca e isolada em pontos do Litoral Sul e da Grande Florianópolis, principalmente no início e no fim do dia, mas sem risco de transtornos.

O amanhecer de sexta será marcado por temperaturas mais baixas em todas as regiões. As mínimas ficam abaixo dos 15°C em grande parte do estado, podendo cair abaixo dos 10°C nas áreas mais altas da serra. No Vale do Itajaí e no Litoral, os termômetros variam entre 15°C e 20°C nas primeiras horas do dia. À tarde, as máximas chegam novamente aos 30°C no Oeste, no Vale do Itajaí e no Norte catarinense, enquanto o Planalto Sul mantém temperaturas mais amenas. O vento sul persiste, mantendo o mar agitado com ondas entre 2,0 e 2,5 metros.

No sábado (28), o tempo segue mais estável em todas as regiões de Santa Catarina, com predomínio de sol e variação de nuvens. Ainda assim, não se descarta a ocorrência de chuva fraca, isolada e passageira no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, especialmente nos extremos do dia. As temperaturas permanecem mais amenas pela manhã, com mínimas entre 11°C e 16°C nos Planaltos, no Grande Oeste e nas áreas de serra, além de valores abaixo dos 10°C nos pontos mais altos. No Vale do Itajaí e no Litoral, as mínimas variam entre 15°C e 20°C. À tarde, as máximas ficam em torno de 30°C em boa parte do estado, podendo alcançar os 34°C em áreas do Oeste.

No domingo (1º) e na segunda-feira (2), o tempo firme predomina na maior parte dos dias em Santa Catarina. O sol aparece entre nuvens e as temperaturas entram em elevação. Com o aumento do calor e da umidade, voltam a surgir condições para temporais bem isolados e típicos de verão, especialmente no Oeste catarinense. Ainda assim, a tendência é de predomínio de tempo seco na maior parte do estado, com sensação de calor mais intensa no início da próxima semana.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.