Frente fria: Santa Catarina mobiliza abrigos para acolher pessoas em situação de rua
Em Joinville, desde as primeiras ondas de frio deste ano, 105 vagas foram disponibilizadas em casa de passagens
• Atualizado
Diversos municípios no estado estão em alerta para o frio intenso que chegou no estado nesta quarta-feira (17). As prefeituras estão realizando ações de acolhimento de pessoas em situação de rua no estado.
Joinville
A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), reforça as ações de acolhimento da população em situação de rua neste período da frente fria no estado.
A partir desta quinta-feira (18), a equipe da SAS estará de plantão para atender a população que precisar pernoitar. A orientação é que as pessoas que precisam do acolhimento noturno procurem auxílio no Centro Pop, que fica ao lado da Rodoviária, a partir das 18h30. Os servidores que atuam no local farão o encaminhamento e a logística até as vagas.
Desde as primeiras ondas de frio deste ano, 105 vagas foram disponibilizadas em casas de passagens conveniadas com a prefeitura e permanecem recebendo orientação e apoio técnico.
Para os próximos dias, serão oferecidas mais 65 vagas extras, inclusive para mulheres com filhos. A alimentação é garantida pela Prefeitura, por meio das refeições (café da manhã, almoço e jantar) preparadas no Restaurante Popular, ou nas próprias instituições que oferecem as vagas.
Florianópolis
Em Florianópolis, a Prefeitura coordena ações entre Defesa Civil, Assistência Social, Fundação Somar e Dibea. A Prefeitura está realizando uma ação preventiva e de orientação às pessoas em situação de rua, para que aceitem o acolhimento oferecido pelo município em abrigos e hotéis.
Diante do alerta da Defesa Civil, a Secretaria de Assistência Social vai reforçar ações de sensibilização e acolhimento de pessoas em situação de rua no período. O trabalho será realizado via Resgate Social, que atuará em diferentes regiões da cidade, e por força-tarefa intersetorial na região central, efetuando o encaminhamento dessas pessoas prioritariamente para abrigo emergencial na Passarela da Cidadania e, em casos mais específicos, para hotel credenciado.
Além disso, a Fundação Somar reforça os pedidos de doação de roupas de frio, em especial meias, toucas e cachecóis, além de cobertores. A Dibea também reforça o alerta de cuidados com animais e pede doações de camas e cobertores para os cães e gatos.
A Secretaria de Segurança Pública destaca os telefones para atendimento de ocorrências: 153 da Guarda Municipal e 199 da Defesa Civil.
Além de percorrer pontos estratégicos para o atendimento dessa população, o Resgate Social poderá ser acionado pelo telefone do serviço: (48) 99182-6870.
São José
São José vai enfrentar baixas temperaturas nos próximos dias. Por isso, a Prefeitura está disponibilizando abrigo emergencial para a população em situação de rua desde esta quarta-feira (17) até o domingo (21). Serão 40 vagas para pernoite no Centro de Referência Especializado para população em situação de rua, Centro POP. O atendimento será das 19h às 7h.
No local, os acolhidos poderão tomar banho, jantar, pernoitar e terão café da manhã do dia seguinte. Os animais de estimação dos usuários também serão acolhidos. Serão acolhidos também os pets desse público.
O Centro POP de São José fica localizado às margens da BR-101, na Rua Camilo Veríssimo da Silva, 104, no bairro Roçado.
Lages
Em Lages, a Secretaria de Assistência Social irá intensificar os trabalhos de resgate e acolhimento das pessoas que vivem em situação de rua. Os abrigos temporários já estão sendo reforçados para receber estas pessoas.
O trabalho de abordagem e acolhimento é realizado em conjunto com a Defesa Civil Municipal. A equipe percorre a cidade prestando assistência às pessoas em situação de rua e as convida para irem pernoitar na casa de acolhimento temporário, preparada especialmente para recebê-los. Nos dias mais frios a procura pelo serviço de acolhimento aumenta, chegando a atender até 80 pessoas a cada noite.
O serviço de apoio é prestado sete dias por semana, 24h por dia. A comunidade pode ter um papel muito importante neste trabalho, ajudando as equipes a encontrar estas pessoas que estão precisando de um abrigo. Através do número de plantão (49) 98406-2980 é possível contatar a equipe da abordagem social, que prontamente se deslocará até o local.
A casa de acolhimento temporário da Prefeitura está localizada no bairro Centenário, oferecendo serviço de pernoite. O local presta o serviço das 17h às 7h30, todos os dias da semana. Lá, além de uma cama com cobertas e cobertores, ainda recebem banho e quatro refeições diárias. Comida nutritiva para aquecer o corpo e ter energia para encarar o frio com temperaturas negativas. Também recebem um kit higiene, com escova e creme dental, sabonete, toalha, roupas de cama, cobertores e edredom.
O município conta também com o serviço de Acolhimento Institucional (Acolhimento Pop), localizado na rua São Joaquim, 241, bairro Copacabana.
Confira ações de acolhimento no frio de Santa Catarina
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO